Em 2024, os clubes do Campeonato Potiguar devem contar com uma receita a menos de patrocinador. Isso porque, segundo a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), confirmou que o programa Nota Potiguar não terá mais vínculo com o Campeonato Potiguar de Futebol. Conforme a FNF, este pode ser considerado o principal patrocínio da competição. De acordo com a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte, a reprovação da manutenção do ICMS em 20% é, sim, um dos motivos de influência na decisão. Reunião nesta quinta-feira 14 vai debater assunto entre os clubes que participarão do estadual do ano que vem.
Por meio da assessoria de comunicação, a FNF afirmou que o patrocínio do Nota Potiguar foi suspenso e que o planejamento financeiro dos times será afetado. Segundo a assessoria de comunicação da Federação, os clubes devem deixar de arrecadar cerca de R$ 2,5 milhões. A reportagem procurou América e ABC, principais clubes da primeira divisão do Campeonato Potiguar para comentar a situação, mas ninguém se posicionou até o fechamento da reportagem.

O tema que começou a ser debatido nesta quarta-feira, 13, será pauta de reunião prevista para acontecer na manhã desta quinta-feira 14 na sede da Federação Norte-Riograndense de Futebol. Participarão representantes dos clubes filiados à FNF.
Por meio da assessoria de comunicação, a secretaria de Fazenda adiantou que houve o início de uma conversa para este ano, para decidir como seria o apoio da Nota Potiguar, ou seja, essa aquisição de produtos da Nota Potiguar, que sempre tem um valor unitário inferior ao valor de mercado.
De acordo com a Pasta, o programa funciona oferecendo produtos exclusivos a valores inferiores a mercadorias semelhantes comercializadas no mercado comum. “Conversou-se este ano com os clubes que estavam participando das séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. A gente só dá esse apoio para os times que estão em competições nacionais”, explicou a assessoria da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte.
Sobre o Programa Nota Potiguar
O programa consiste em um conjunto de ações e ferramentas do Governo estadual para oferecer benefícios com as notas fiscais emitidas em compras e assegurar seus direitos, ajudá-lo no combate à sonegação fiscal. A campanha é fruto do Programa de Educação Fiscal – PEF – do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo despertar na população a consciência do que é cidadania, transmitir-lhe conhecimentos para torná-la apta a fiscalizar a aplicação correta dos recursos públicos e harmonizar a relação Estado/Cidadão, combatendo a sonegação e sensibilizando a população quanto à função sócio-econômica dos tributos.
ESTADUAL 2024
Falta menos de um mês para o início do Campeonato Potiguar 2024, que vai marcar o início do calendário oficial de vários dos clubes do Rio Grande do Norte. A primeira partida está marcada para o dia 10 de janeiro. As oito equipes estão separadas em dois grupos. O Grupo A conta com América, Globo, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz de Natal; enquanto o Grupo B terá ABC, Força e Luz, Potiguar de Mossoró e Baraúnas.
No primeiro turno, os jogos serão de ida e volta. Após seis rodadas e a semifinal, haverá a final do primeiro turno. No segundo turno, confrontos entre os grupos com partida única. Haverá semifinal e final. O Campeão será decidido entre os vencedores da primeira e segunda fase, em jogo único. O melhor índice técnico geral tem a vantagem do mando de campo.