BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Natal amplia público contemplado com vacina antirrábica

Esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante
Redação
08/05/2024 | 14:41

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou a ampliação da vacinação antirrábica para profissionais que trabalham realizando banho e tosa de cães e gatos e para auxiliares veterinários. Os profissionais foram incluídos, junto a outras categorias já contempladas que possuem risco de exposição ao vírus da doença, para receber a profilaxia pré-exposição e podem procurar um dos pontos de vacinação para receber o imunizante.

“Essa é uma vacina que já era aplicada em públicos específicos, como veterinários, biólogos e profissionais de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva, por exemplo, então agora, além desses grupos, funcionários que lidam com animais e que trabalham em Pet shop foram incorporados às categorias e passam a ter o direito de fazer o esquema pré-exposição”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Captura de tela 2024 05 08 143718
Vacina antirrábica - Foto: SMS Natal

Para se imunizar, os profissionais que trabalham realizando o banho e tosa de cães e gatos e os auxiliares veterinários devem comparecer a um dos pontos de vacinação portando prescrição assinada por um médico veterinário, ou declaração de vínculo emitida pelo estabelecimento em que o profissional atua. “É importante que os profissionais compareçam levando essa documentação, pois a vacinação só acontece com essa comprovação de que o profissional atua exposto ao vírus da doença”, reforça Veruska.

O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, que devem ser administradas no intervalo de sete dias após a primeira dose. No município, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, além dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

A profilaxia pré-exposição é uma medida de prevenção indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva. A ampliação para os novos públicos segue a norma técnica Nº 10/2024/SESAP, lançada pelo Governo do Estado, com a intenção de evitar a perda de doses da vacina antirrábica (inativada) com validade até o mês de junho de 2024.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se e pode ser letal. A principal via de transmissão da Raiva (Hidrofobia) é o contato com a saliva contaminada de um animal doente, mais comumente por meio de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Conscientização sobre a Lúpus é tema de audiência pública na Câmara de Natal
Plenário da Casa recebeu pessoas diagnosticadas com a doença e agentes de saúde
22/05/2024 às 12:01
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
Mossoró receberá mais de 230 profissionais para hospitais da região
Medida amplia capacidade do Hospital da Mulher, que passará a funcionar 24h, e dá continuidade à obra no Tarcísio Maia
21/05/2024 às 12:54
Brasil ultrapassa 5 milhões de casos prováveis de dengue
Minas Gerais lidera com o maior número de registros
21/05/2024 às 11:37
Sesap convoca mais 81 para complementar abertura de leitos em Natal e Parnamirim
Técnicos de enfermagem, farmácia e biodiagnóstico vão atuar nos hospitais Deoclécio Marques e João Machado
21/05/2024 às 09:34
Neurologistas citam qual é o principal hábito para melhorar a memória
Com base em estudos, os neurologistas Meredith Broderick e Cris W. Winter explicaram os benefícios de um hábito para a memória
20/05/2024 às 21:19
Transplantes de córneas no RN aumentam 74%
Comparativo com 2023 também registrou aumento de 23% para os transplantes de medula óssea
20/05/2024 às 09:35
Doações de leite humano beneficiam mais de 8 mil recém-nascidos no Rio Grande do Norte
Entre janeiro e dezembro de 2023, o Brasil registrou a doação de 253 mil litros de leite humano, beneficiando mais de 225 mil recém-nascidos
19/05/2024 às 08:45
Sábado de Vacinação em Parnamirim foi um Sucesso
Durante todo o dia, diversas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) atenderam a população com imunização contra a Influenza, sem esquecer dos pets, que também foram contemplados com a vacina contra a raiva
19/05/2024 às 07:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.