BUSCAR
BUSCAR
Política

“Não é uma disputa entre governo e oposição”, afirma Raimundo Alves sobre TCE

Secretário-chefe da Casa Civil afirma que eleição para Corte de Contas é uma questão legislativa e que governo torce por George por ele ser aliado de Fátima Bezerra
Redação
12/06/2024 | 07:49

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, Raimundo Alves, disse que a gestão estadual não vai interferir no processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que cabe à Assembleia Legislativa.

Em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaisa Galvão, Raimundo declarou que “esta não é uma disputa entre governo e oposição, mas uma disputa interna da Assembleia Legislativa”. “O governo tem sua torcida, mas não dá para se envolver diretamente nisso”, garantiu.

raimundo
Secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, Raimundo Alves - Foto: Reprodução

Os deputados estaduais George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB) vão concorrer à vaga aberta com a aposentadoria de Tarcísio Costa. O substituto deverá ser definido até o fim deste mês.

A “torcida” do governo é por George Soares. Caso o deputado seja escolhido, o suplente que assume a vaga na Assembleia é o ex-deputado Vivaldo Costa (PV). Já no caso de Gustavo Carvalho, o substituto seria Getúlio Rêgo (PSDB).

“O governo tem a sua torcida. George foi líder do governo durante todo o primeiro mandato de Fátima Bezerra e é aliado da base governista em Assú. O Governo do RN não pode se dar ao luxo, diante de todas as dificuldades que temos para articular essa relação Executivo e Legislativo, de se meter numa disputa da Assembleia Legislativa. A disputa é unicamente do Legislativo”, afirmou Raimundo ao Falei Podcast.

Ainda segundo Raimundo, independentemente de quem seja escolhido, não haverá mudanças na base de apoio ao governo na Assembleia. “Não muda o quadro. Para o governo, é conta zero”.

Nesta quarta-feira 12, termina o prazo para que as bancadas apresentem os currículos dos indicados. Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: idoneidade moral, experiência no setor público, idade mínima de 35 anos e menos de 65. A votação será no dia 26 de junho.

Deputados contam votos na disputa

Os deputados George Soares e Gustavo Carvalho disputam o cargo. Gustavo, com 61 anos e cinco mandatos na Casa, até esta terça-feira 11, tinha os votos declarados de sete deputados: Dr. Kerginaldo, José Dias e Tomba Farias, todos do PSDB; Cristiane Dantas e Luiz Eduardo, do Solidariedade; Terezinha Maia (PL) e Ivanilson Oliveira (União Brasil).

George, aos 45 anos e quatro mandatos na Casa, até ontem, contava com os votos de dez deputados: Dr. Bernardo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues, Nelter Queiroz e Ubaldo Fernandes, do PSDB; Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas, do PT; Hermano Morais (PV) e Coronel Azevedo (PL).

Apenas os deputados Adjuto Dias (MDB), Eudiane Macedo (PV), Neilton Diógenes (PP) e Taveira Júnior (União Brasil) não haviam declarado seus votos até esta terça. Eles têm até o próximo dia 26 de junho, quando será realizada a votação secreta, para se decidirem. Ocorrendo empate, o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), terá de votar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51
Aprovação de Lula sobe quatro pontos e vai a 54%, no maior nível do ano, diz pesquisa
Em maio, no último levantamento, o índice de aprovação era 50%
11/07/2024 às 08:20
União Brasil lança em Natal guia para ajudar candidatos a elaborarem plano de governo
Partido reúne filiados para evento em hotel da cidade nesta quinta
11/07/2024 às 08:14