BUSCAR
BUSCAR
Irregularidade

MPRN pede execução de TAC para implementação do Complexo Cultural da Rampa

Caso está relacionado com a não criação do Museu da Rampa e da Segunda Guerra Mundial
Redação
21/06/2024 | 17:07

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com um pedido de execução de obrigação de fazer pactuada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na Justiça potiguar em desfavor do Estado. A medida se fez necessária diante da inércia do Governo em cumprir com as cláusulas pactuadas no TAC que tinha como objetivo resolver pendências associadas à implementação do Complexo Cultural da Rampa, em Natal.

Em específico, não foram executadas obrigações relacionadas ao projeto museológico do Museu da Rampa e da Segunda Guerra Mundial.

Museu da Rampa 14 930x524
MPRN pede execução de TAC para implementação do Complexo Cultural da Rampa - Foto: José Aldenir/AGORARN

O TAC, celebrado em maio de 2023, é resultado de um acordo entre o MPRN e diversas entidades estaduais, incluindo a Procuradoria-Geral e as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, assim como a de Turismo e a direção da Fundação José Augusto.

Leia também: Ministério Público solta alerta a prefeitos de cidades do RN sobre proibições do período eleitoral

As irregularidades detectadas pelo MPRN incluíam direcionamento na contratação, ausência de edital público e enquadramento incorreto em leis de incentivo à cultura. Em resposta a essas questões, o Estado se comprometeu, conforme cláusulas específicas do TAC, a editar um termo de referência para a contratação do plano museológico, bem como a estabelecer o regime jurídico para a exploração do museu e demais espaços do Complexo Cultural. Ambos os prazos de execução eram de cinco meses.

No entanto, passados 13 meses desde a assinatura do acordo, nenhuma das obrigações assumidas foi cumprida. Isso inclui a criação do Museu Histórico da Aviação e da Segunda Guerra, cujo prazo para implementação, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 10.393/1989, está diretamente vinculado à contratação do plano museológico.

A falha em cumprir o TAC compromete não apenas o desenvolvimento cultural do estado, mas priva a população de Natal e do Rio Grande do Norte de acesso a um importante espaço histórico e cultural. A criação do Museu da Rampa foi projetado para ser um marco na preservação da memória da participação do estado na Segunda Guerra Mundial.

A ação visa não apenas garantir a execução do TAC, mas também assegurar que o patrimônio público seja utilizado de forma adequada, proporcionando à comunidade acesso à cultura e à história de forma inclusiva e educativa.

Pedido de Execução

Assim, o MPRN está pedindo à Justiça que obrigue o Estado a: realizar a análise da prestação de contas e encaminhar ao MPRN os resultados, em 30 dias; a elaborar o termo de referência para a contratação do Plano Museológico do Museu da Rampa, em 30 dias; a definir o modelo jurídico de exploração econômica do Complexo Cultural da Rampa, a determinar a realização de licitação ou chamamento público ou, ainda, a administração direta do equipamento, em 30 dias; e organizar e inaugurar o Museu da Rampa, em 180 dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14
Polícia Civil devolve mais de 100 celulares recuperados em Parnamirim
A "Operação Greed", que ainda está em andamento, recuperou cerca de 200 celulares em 2024
12/07/2024 às 11:41