O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga o influenciador digital Hytalo Santos, conhecido por vídeos com adolescentes que chama de “filhos”, por possível exploração de menores. Com 17 milhões de seguidores, o criador de conteúdo é alvo de dois procedimentos que apuram se o material postado viola o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As promotorias de João Pessoa e Bayeux analisam denúncias de conteúdo sexualizado e a situação de uma adolescente grávida que frequentava a casa do influencer. “Estamos ouvindo os jovens e seus responsáveis”, afirmou o promotor João Arlindo Corrêa Neto. Hytalo negou as acusações em vídeo: “Tudo é feito com permissão das mães. Confio na Justiça”.

O caso ganhou dimensão nacional após críticas públicas da influenciadora carioca Izabelly Vidal (675 mil seguidores), que depois denunciou ter sido estuprada por Mateus Ferreira, assessor do vereador Leniel Borel (PP-RJ), conhecido por atuar em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e em casos de violência infantil após a morte de seu filho Henry Borel em 2021.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
O parlamentar afastou o funcionário, identificado como Mateus Ferreira e ofereceu apoio à vítima. Leniel, que já vinha se manifestando sobre o caso Hytalo Santos nas redes sociais, reafirmou compromisso com a apuração rigorosa de denúncias envolvendo violação de direitos de crianças e adolescentes.
Nos dias seguintes, Izabelly disse ter sido alvo de ameaças virtuais e até de criação de perfis falsos usando o nome de familiares. De acordo com o boletim de ocorrência inicialmente registrado na 22ª DP (Penha), Izabelly relatou que o assessor prometeu ajudá-la com o caso, mas durante o encontro tentou manter relações sexuais sem seu consentimento.
Em relatos nas redes sociais, a influenciadora disse: “Eu tô vivendo o pior momento da minha vida e eu só quero respeito”. O caso foi repassado para a 64ª DP (São João de Meriti), bairro onde o crime teria acontecido. Ela busca proteção após receber ameaças por questionar os conteúdos de Hytalo. Leniel declarou repúdio a qualquer forma de violência e colabora com as apurações.
Cronologia das investigações do MP
- Paraíba: MP apura convívio de Hytalo com menores; polícia tem inquérito em andamento
- Rio de Janeiro: 64ª DP (São João de Meriti) investiga denúncia de estupro contra assessor
- Conteúdo online: Vídeos do influenciador com adolescentes são analisados por especialistas
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
As investigações seguem em curso e tanto o caso de Hytalo Santos quanto a denúncia de Izabelly Vidal estão sob análise das autoridades competentes. O Ministério Público da Paraíba informou que, por se tratar de matérias envolvendo menores, os procedimentos seguem sob sigilo.
Já as autoridades do Rio de Janeiro continuam apurando a denúncia de estupro, enquanto o gabinete do vereador declarou que não se pronunciará sobre o conteúdo das denúncias enquanto as investigações estiverem em andamento.