Mateus Sena fez história na praia de Miami, em Natal, ao levar o título de campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 no último domingo. Ao vencer a primeira etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) aos 22 anos, Mateus se torna uma promessa no surfe mundial direto do Rio Grande do Norte e pretende entrar na elite do surfe mundial. Ao AGORA RN, ele falou sobre realização de sonhos e metas para o futuro.
“A gente realmente fez história ontem, primeira vez no campeonato desse porte aqui no nosso estado, então foi uma oportunidade única para a galera poder mostrar o potencial, mostrar que a gente tem muito atleta bom, que a gente tem onda boa, que a gente lota a praia com a galera torcendo, então foi algo muito gratificante, só tenho gratidão mesmo no coração”, disse.
O surfista conta que faz o mesmo circuito há muitos anos, mas foram poucas as vezes que viu a praia tão lotada torcendo por alguém. “Esse alguém ter sido eu foi incrível, só gratidão”, completou. Depois dessa vitória, Mateus agora sobe 10 posições e fica em 9º lugar no ranking da WSL South America, regional da América do Sul, e se aproxima da chance de estar entre os sete primeiros que se classificam para o Challenge Series, onde grandes nomes como Ítalo Ferreira e Gabriel Medina estão.
Para vencer essa etapa, Sena conta que o diferencial foi a vontade e a energia que tinha dentro de si, mas também os meses de treino e estudo que dedicou. “Estava todo mundo dizendo isso, que eu estava com a energia diferente essa semana. Eu treinei muito na praia da competição durante o mês inteiro, me preparei muito, estudei muito ali sobre a praia, então acho que foram a soma desses pequenos atos, essas pequenas batalhas vencidas diariamente que levam a gente para essa glória final que vai vencer o campeonato”, afirmou.
E a glória final de Mateus foi conseguir, faltando menos de dois minutos para finalizar a disputa, uma nota de 8.50 na última onda, além de uma soma que totalizou uma nota de 15.73 contra o potiguar de Baía Formosa, Adauto Sena, que pontuou 13.50.
“Participar dessa etapa foi incrível. O QS regional da América do Sul é o mais difícil de todas as regiões da WSL (World Surf League). Esse evento aqui contou com vários talentos locais que deram show e todos tinham potencial para ganhar esse evento. Não à toa a final foi 100% potiguar. Isso tem um valor muito grande para a gente. Apresenta muita coisa aqui para o surfe no Rio Grande do Norte, então estou muito grato por isso”, disse Sena.
Mateus Sena conta que o potiguar Jadson André é sua inspiração
Mateus Sena ainda falou sobre motivações e inspiração no surfe, que “sem dúvida nenhuma, é o Jadson André”. Também potiguar, Jadson é um dos principais nomes do surfe brasileiro e mundial, reconhecido como um atleta de alto nível no mundo todo e sendo inspiração para muitos surfistas potiguares.
“Para mim, é a maior inspiração, acho que foi quem realmente começou isso tudo aqui, que revolucionou o circuito mundial, então é gratificante demais poder ter ele perto, não só ali no campeonato, mas no dia a dia acompanhando. Jadson André realmente é meu mentor, me ensinou muita coisa, muito conselho bom, muita troca de energia, muito treino junto. Ele vê o quanto eu me dedico, foi importante demais ter ele ali naquele momento também, é um cara que sempre me deu muita força, sempre me guiou pelo caminho certo”, relatou.
Sobre metas, Mateus diz que sonha em entrar na elite do surf mundial, o WCT, que é a primeira divisão do surfe na World Surf League, e ser campeão do mundo. “A gente já tem um título com o Ítalo e acho que eu posso ser o próximo a trazer essa alegria para gente. Vou continuar treinando, focadinho, fazendo as coisas certas e espero um dia poder trazer esse título para gente também”, afirmou.
“Agora é treinar, manter a cabeça no lugar e focar para os próximos. Ainda tem mais alguns campeonatos desse calendário da WSL para acontecer, então vou continuar treinando, me manter focado para conseguir atingir o objetivo final que é a classificação”, disse.
Celeiro de surfistas, o Rio Grande do Norte agora entrega, para as praias do mundo todo, Mateus Sena como uma promessa do surfe brasileiro. O atleta, por sua vez, também promete aos potiguares que não vai deixar de lutar pelos prêmios que sonha. “Ainda vou trazer muitos desse para nós”, finalizou.