Natal foi palco de competições esportivas de skate, surfe e vôlei de praia entre a quinta-feira 30 e o domingo 3, durante o Festival Tamo Junto BB. Nomes reconhecidos no esporte brasileiro e no cenário mundial de skate vieram às terras potiguares e compartilharam sobre experiências enquanto atletas com o AGORA RN.
O evento na Arena das Dunas contou com a presença dos medalhistas olímpicos e campeões mundiais do skate, como o bronze no skate park nas Olimpíadas de Paris 2024 Augusto Akio e a campeã mundial da skate park, Raicca Ventura. Nando Araújo, um dos destaques no skate adaptado, também marcou presença no evento.
Um dos principais destaques da nova geração do skate brasileiro, o medalhista olímpico Augusto Akio conversou com a reportagem e falou sobre o campeonato de Vert Battle, de estrutura vertical, em Natal e afirmou que a competição é de alto nível. “Os skatistas aqui são de de alto nível, na verdade, reconheço o nível de skate do pessoal que veio aqui competir”, disse.
Apesar da incidência solar e do vento, condições que poderiam dificultar as manobras, segundo ele, o skatista conquistou o terceiro lugar no pódio na categoria masculina da competição, com uma nota de 83.00.
O medalhista em Paris 2024 falou sobre o destaque que a modalidade do skate tem tido atualmente e atribui o sucesso do esporte a toda a comunidade que trabalha dentro da categoria. “Eu acredito que o lugar onde o skate chegou e está é fruto do esforço, trabalho duro de toda a comunidade do skate”, disse.
“Desde o pessoal que cria as marcas, produz, fabrica os produtos, as peças de skate, também as roupas, os tênis adequados para a prática do esporte, assim como o pessoal que organiza campeonatos, que dão estrutura para as categorias de base se formarem como atletas, também aos skatistas que se dedicam muito ao esporte, também aos familiares dos skatistas que têm apoiado muito os jovens atletas”, completou.
Ele conta que é gratificante ser reconhecido mundialmente e ressalta que todos que o incentivaram e fizeram parte da caminhada como atleta influenciaram a ser quem ele é hoje. “Todo mundo que fez parte da minha caminhada até aqui foi uma influência para mim, tanto nas atitudes quanto nas conquistas”, explicou.
O curitibano ainda citou nomes que inspiraram na trajetória. “Curitiba tem grandes nomes de skate, como Carlos de Andrade Piolho, Rodil Ferrugem, Marcelo Kosake e também a galera que anda de skate comigo no dia a dia, como o Luigi Cini, o Gui Khury, que também são os dois grandes nomes do skate. Também tenho como inspiração o Pedro Barros, Felipe Foguinho, toda essa galera aí que já vem andando de skate há muito tempo”, finalizou.
Outro grande nome do skate no Brasil e no mundo, a campeã mundial de skate park em Roma, Raicca Ventura, conquistou o título na categoria feminina do campeonato de Vert Battle em Natal, com a maior nota pontuada (77.00). Ela contou que está feliz de estar em Natal pela primeira vez e de ver a evolução das meninas que também participaram da competição.
Ela também contou um pouco sobre a experiência de trazer para o Brasil o título inédito de campeã mundial do skate park. “Não tenho nem como explicar a minha felicidade, o que eu tô sentindo. Mas estou muito feliz de ter representado o Brasil lá e ter ganhado uma medalha para o Brasil no mundial”, disse.
Raicca ainda mandou uma mensagem para as pessoas que desejam começar no skate e também para as meninas e jovens que se inspiram nela para começar nos esportes. “Eu diria que se você ainda não testou andar de skate, comece. Tente, porque é um esporte demais’.
Nando Araújo fala sobre vivência no skate com deficiência visual
Fernando Araújo, mais conhecido como Nando, também marcou presença no Festival Tamo Junto BB e comentou acerca da realização de descer o halfpipe, estrutura onde acontece a competição do skate vertical. Ele foi o primeiro deficiente visual a realizar a manobra. “Primeiro deficiente visual no mundo a fazer esse feito”, disse.
Nando tem deficiência visual desde recém-nascido e, hoje, possui apenas 20% da visão de um olho, mas isso não é um obstáculo para seguir no esporte que ama. “O skate sempre gostei e sempre fez parte da minha vida desde criança. Mesmo quando eu não praticava, eu assistia. E pra mim é um sonho estar aqui em cima do carrinho “, completou.
Ele ainda falou sobre os grandes incentivos que recebeu de toda a comunidade do skate, que mantém a união junto com o amor pelo esporte. “A comunidade do skate me abraçou bastante, no começo eu tive o preconceito das pessoas que não praticavam skate, praticavam outros esportes, por medo mesmo de eu cair e me machucar”, afirmou.
“Comecei a andar com o apoio de uma escola de skate que tinha no Rio e foi onde que eu abracei o skate mesmo e comecei a andar. Depois eu conheci meu coach, o Leo Scott e até hoje a gente faz um trabalho muito legal de incentivar os deficientes visuais a andar de skate e hoje a gente criou um método de utilização da bengala pro skateboard”, compartilhou.
Nando ainda falou para aqueles que têm medo de iniciar um esporte e contou que o segredo é persistir e acreditar. “Eu acho que o medo é da gente, não importa o que as pessoas vão falar, se você acredita no sonho de vocês, corram atrás, pode ser um sonho impossível, mas se vocês acreditarem e correrem atrás vocês vão conseguir”, concluiu.