22/03/2023 | 08:50
Cerca de 50 jogos no comando do ABC, o técnico Fernando Marchiori já teve a oportunidade de mostrar um trabalho com sua cara. Desde que chegou, venceu o Campeonato Potiguar de 2022 e conseguiu o acesso para a Série B deste ano após o vice-campeonato na Série C do ano passado. Em 2023, tem um dos ataques mais positivos do Brasil, com 42 gols marcados até o mês de março, o que mostra a força do clube. Mas, mesmo assim, ainda é alvo de críticas.
Na última segunda-feira 20, no programa Jogo Rápido, da 96FM, o treinador recebeu diversas críticas do jornalista Edmo Sinedino, que chegou a desvalorizar alguns adversários enfrentados pela equipe no estadual e também na Copa do Nordeste. “Vou analisar de novo os adversários da Copa do Nordeste. Sampaio Corrêa não está na final do Maranhense. Ganhou de 3 a 0 do Atlético de Alagoinhas, que ficou de fora do Campeonato Baiano. Empatou com o Vitória da Bahia que ficou de fora de todas as competições”, disse o jornalista Edmo Sinedino.
“Ganhar do Fortaleza é ruim? Ganhar do Sampaio [Corrêa] é ruim? O Atlético de Alagoinhas foi o quê no Campeonato Baiano do ano passado?”, rebateu Marchiori, relembrando que o clube foi campeão baiano em 2022. “Eu não estou tirando os méritos do ABC”, rebateu Sinedino. “Você sempre tira os méritos”, disse o técnico do alvinegro. Em um determinado momento, a discussão chegou a ficar mais acalorada a ponto de ser interrompida pelo apresentador Marcos Lopes que pediu calma aos dois.
Para o comentarista esportivo Pedro Neto, o treinador é um dos quatro maiores nomes que já passaram pelo clube. “Se você buscar nos anais do ABC, vai encontrar Ferdinando Teixeira, com 11 títulos no total, entre ABC, América e Alecrim. Vai encontrar Leandro Campos que chegou desacreditado, foi bicampeão estadual e campeão da Série C, conseguiu o acesso. Geninho, já renomado quando chegou ao ABC, em 2016. Um grande técnico na realidade, que conseguiu o acesso da Série C para a Série B com um time limitado, mas conseguiu o acesso. E agora Fernando Marchiori.
Em menos de 12 meses, foi campeão estadual, conquistou acesso da Série C para a Série B, é vice-campeão da Série C, atual vice-líder do campeonato estadual, vice-líder da Copa do Nordeste, está na terceira fase da Copa do Brasil. O ABC tem o segundo ataque mais positivo do Brasil. Dizer mais o quê?”, avaliou o treinador.
Para o treinador, as críticas que o treinador do ABC vem recebendo são pontuais. “São pessoas que não gostam do Fernando Marchiori por não gostar. E aí eu não entro no mérito porque cada um tem condições de opinar sobre o que pensa e o que quer. Agora, o profissional Fernando Marchiori, não tenho como fazer nenhuma ressalva a respeito do seu trabalho. Ele vem mostrando isso desde que chegou ao ABC”, observou.
De acordo com o comentarista esportivo, grande parte da torcida aparenta estar satisfeita com o desempenho do treinador. “Torço muito para que ele permaneça por muito tempo no ABC, muito embora, no meu entendimento, Fernando Marchiori não deve demorar muito porque o trabalho dele já vem sendo visto por vários clubes do futebol brasileiro. E não dá para competirmos com os grandes centros, com os grandes clubes. Mas, enquanto estiver no ABC, não tenho nenhuma dúvida que o clube está no caminho certo”, disse.
Conforme Pedro Neto, o Mais Querido tinha uma das menores folhas da Série C, ainda assim garantiu o acesso à Série B e deve brigar na competição. “Vai para a Série B com uma equipe bem mais modesta que as outras mas vai para brigar. Vamos torcer para que dê certo e que Marchiori consiga fazer um bom trabalho nesse restinho de estadual, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série B”, finalizou.