Mais de 13,5 mil contribuintes do Rio Grande do Norte perderam o prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2026. Dados da Receita Federal mostram que, até 24 de junho, foram recebidas 473.475 declarações no Estado. Desse total, 459.951 foram transmitidas dentro do prazo legal, encerrado em 29 de maio, enquanto outras 13.524 chegaram após a data-limite.
Embora a entrega fora do prazo continue sendo permitida, especialistas alertam que a regularização deve ser feita o quanto antes para evitar o aumento das penalidades e possíveis restrições cadastrais. A declaração pode ser enviada pelos mesmos canais utilizados durante o período regular, como o programa da Receita Federal, o portal e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Quem estava obrigado a declarar e perdeu o prazo está sujeito ao pagamento de multa. O valor mínimo é de R$ 165,74. Nos casos em que há imposto devido, a penalidade corresponde a 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto apurado, limitada a 20% do valor devido.
O contribuinte dispõe de 30 dias, contados da entrega da declaração, para quitar a multa. Quando há restituição a receber, a Receita Federal pode descontar automaticamente o valor da penalidade do montante que será devolvido ao contribuinte.
Além da cobrança financeira, a omissão da declaração pode gerar consequências administrativas. O contribuinte obrigado a prestar contas e que permanece em situação irregular pode ter o CPF classificado como “pendente de regularização”, condição que costuma dificultar o acesso a diversos serviços.
Entre os principais impactos estão obstáculos para obtenção de crédito, contratação de financiamentos, abertura de contas bancárias, emissão de certidões e realização de operações que exigem situação fiscal regular perante a Receita Federal.
Os dados também mostram que a maior parte dos contribuintes potiguares cumpriu o calendário estabelecido pelo Fisco. Das 473.475 declarações recebidas até 24 de junho, aproximadamente 97% foram entregues dentro do prazo, enquanto cerca de 3% foram transmitidas após o encerramento do período regular.
Especialistas em contabilidade recomendam que os contribuintes que ainda não regularizaram a situação façam a transmissão da declaração o mais rapidamente possível. A medida interrompe a incidência de novos acréscimos sobre a multa e evita o prolongamento das pendências cadastrais, reduzindo o risco de dificuldades em operações financeiras e no relacionamento com órgãos públicos.