A Secretaria Municipal de Educação de Macaíba abriu, na tarde desta quinta-feira 19, a nova edição do ProLEEI (Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil), programa de formação continuada voltado a profissionais que atuam na educação infantil da rede pública. A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Santos Dumont.
Inserido no âmbito do compromisso nacional pela alfabetização de crianças, o programa se estenderá ao longo de todo o ano letivo e tem como foco o aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à leitura e à escrita nos primeiros anos da formação escolar.

Esta é a segunda edição do ProLEEI no município e, segundo a secretaria, a iniciativa foi ampliada em relação ao ano anterior. Ao todo, serão sete turmas, abrangendo não apenas professores da educação infantil, mas também gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal, contemplando até o nível V da etapa.
A palestra magna de abertura foi ministrada por Patrícia Viegas, especialista, pesquisadora e escritora na área de leitura e escrita na infância. Em sua exposição, ela abordou a importância da intencionalidade pedagógica e do fortalecimento das práticas de letramento desde os primeiros anos.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Ademar Silva Júnior, destacou o papel estratégico da formação continuada. Segundo ele, o programa promove escuta e troca de experiências entre os profissionais e fortalece a formação permanente dos docentes.
“Investir nos professores da Educação Infantil é investir na qualidade da Educação como um todo. A Educação transforma vidas, e nós somos parte dessa transformação”, afirmou.
De acordo com a secretaria, a ampliação do ProLEEI integra o esforço da gestão municipal para elevar os indicadores de aprendizagem e consolidar políticas estruturadas de alfabetização na idade adequada.