BUSCAR
BUSCAR
Rio Grande do Sul

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada neste sábado pelo ministro Paulo Pimenta
Agência Brasil
04/05/2024 | 16:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal para prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado, desde a última segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Na tarde deste sábado, Lula também preside uma reunião virtual da sala de situação criada por ele na quinta-feira (2). No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o presidente é acompanhado de ministros e, por videoconferência, debatem soluções emergenciais com ministros que viajaram ao estado na manhã deste sábado (4) para instalação de um escritório permanente, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (6) que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.

 As fotos chuvas dos últimos dias causaram alagamentos na cidade de Porto Alegre - Foto: Concresul/Divulgação
As fotos chuvas dos últimos dias causaram alagamentos em várias cidades do RS - Foto: Concresul/Divulgação

Retorno de Lula

Neste domingo, a previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana. O desembarque está previsto para 10h30 no estado. E na agenda de compromissos, o presidente Lula irá se reunir com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.

“Não vai faltar disposição, orçamento e capacidade de trabalho, para que a gente possa reconstruir tudo aquilo que está sendo destruído do Rio Grande do Sul. Mas, principalmente, para que a gente possa salvar vidas e fazer com que todo o suporte necessário, nesse momento dramático que o Rio Grande precisa, possa ser oferecido pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Secom/PR.

A equipe se somará às autoridades federais que já visitou as cidades de Canoas e de Porto Alegre, neste sábado: os ministros Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Mapa), Edegar Pretto; e o secretário nacional de Assistência Nacional, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão,

Segunda visita

Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação. Na ocasião, garantiu que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.

Após a visita, o presidente Lula determinou a criação desta sala de situação para centralizar e coordenar as ações federais de socorro à população do estado e monitorar os temporais no RS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Banda Far From Alaska é confirmada no line-up do Festival Crossroads
Um dos principais nomes do rock da nova geração se apresenta no maior festival dedicado ao Dia Mundial do Rock do Sul do Brasil, no dia 13 de julho, em Curitiba
22/05/2024 às 16:37
Após chuva no RS, país se prepara para seca na Amazônia
Alerta foi feito pela secretária nacional de Mudança do Clima
22/05/2024 às 13:48
Rio Grande do Sul confirma segunda morte por leptospirose
Estado é atingido por temporais e enchentes desde final de abril
22/05/2024 às 12:28
Projeto que institui vacinação nas escolas vai à sanção presidencial
Matéria foi aprovada pelo Senado na última terça-feira
22/05/2024 às 11:51
Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser finalizado até junho
Anúncio foi feito pelo ministro do Portos no Bom Dia, Ministro
22/05/2024 às 11:36
Homem é preso no Rio por filmar partes íntimas de atletas durante liga de vôlei
O segurança foi pego utilizando uma câmera semiprofissional para fazer as imagens das jogadoras
22/05/2024 às 11:22
Correios arrecada mais de 15 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Norte já são quase 70 toneladas de donativos arrecadados
22/05/2024 às 10:06
Começa consulta a maior lote de restituição do IR da história
Cerca de 5,6 milhões de contribuintes receberão R$ 9,5 bilhões
22/05/2024 às 09:33
“Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Embraer”, afirmou Lula
Há quatro anos, empresa americana desistiu de comprar parte da brasileira
21/05/2024 às 21:14
CNM lança consórcio nacional e apresenta PEC para enfrentamento de desastres e mudanças climáticas
A proposta também prevê a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Mudança Climática fora do Orçamento Geral da União
21/05/2024 às 18:20
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.