BUSCAR
BUSCAR
Rio Grande do Sul

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada neste sábado pelo ministro Paulo Pimenta
Agência Brasil
04/05/2024 | 16:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5) para acompanhar os trabalhos do governo federal para prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas fortes chuvas no estado, desde a última segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Na tarde deste sábado, Lula também preside uma reunião virtual da sala de situação criada por ele na quinta-feira (2). No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o presidente é acompanhado de ministros e, por videoconferência, debatem soluções emergenciais com ministros que viajaram ao estado na manhã deste sábado (4) para instalação de um escritório permanente, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (6) que funcionará como base para agilizar a comunicação entre governo federal e municípios atingidos.

 As fotos chuvas dos últimos dias causaram alagamentos na cidade de Porto Alegre - Foto: Concresul/Divulgação
As fotos chuvas dos últimos dias causaram alagamentos em várias cidades do RS - Foto: Concresul/Divulgação

Retorno de Lula

Neste domingo, a previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana. O desembarque está previsto para 10h30 no estado. E na agenda de compromissos, o presidente Lula irá se reunir com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.

“Não vai faltar disposição, orçamento e capacidade de trabalho, para que a gente possa reconstruir tudo aquilo que está sendo destruído do Rio Grande do Sul. Mas, principalmente, para que a gente possa salvar vidas e fazer com que todo o suporte necessário, nesse momento dramático que o Rio Grande precisa, possa ser oferecido pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Secom/PR.

A equipe se somará às autoridades federais que já visitou as cidades de Canoas e de Porto Alegre, neste sábado: os ministros Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Mapa), Edegar Pretto; e o secretário nacional de Assistência Nacional, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão,

Segunda visita

Em menos de uma semana, será a segunda visita do presidente Lula ao estado. Na quinta-feira (2), o presidente Lula e ministros estiveram no estado, desembarcaram na cidade de Santa Maria, para avaliar a situação. Na ocasião, garantiu que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.

Após a visita, o presidente Lula determinou a criação desta sala de situação para centralizar e coordenar as ações federais de socorro à população do estado e monitorar os temporais no RS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
CNU: notas preliminares de discursivas e redações são disponibilizadas
Consulta pode ser feita na página oficial do concurso
09/12/2024 às 10:57
STF começa debate sobre vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e plataformas
Audiência pública se inicia nesta segunda-feira 9
09/12/2024 às 10:44
Brasil e Reino Unido fazem parceria para descarbonizar indústrias
Ação conjunta foi celebrada na COP29, que aconteceu no Azerbaijão
08/12/2024 às 17:23
Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração
Dados são do 3º Panorama do Código Florestal, da UFMG
08/12/2024 às 15:50
Mega-Sena: aposta de Belo Horizonte fatura sozinha R$ 28 milhões
Números sorteados foram: 01, 06, 24, 47, 55 e 58
08/12/2024 às 14:15
Foragido dos atos de 8 de janeiro é rastreado na Colômbia e planeja fuga para os EUA
Segundo autoridades peruanas, Romario integra um grupo investigado por associação criminosa e incitação ao crime
08/12/2024 às 10:44
Maria Flor “briga” com Zé Felipe por atenção de Virginia; assista
Filha do casal não gostou de dividir a atenção da influenciadora com o pai
08/12/2024 às 10:30
RN deve receber R$ 11,4 milhões para aquisição de câmeras corporais para a polícia
Recurso está previsto para ser liberado a partir de 15 de janeiro de 2025
08/12/2024 às 07:59
Flordelis passa mal na cadeia após agentes encontrarem celular em cela
Defesa da ex-deputada nega as acusações; ela foi encaminhada para o isolamento e perdeu benefícios
08/12/2024 às 07:44