Durante sua visita a Santa Catarina nesta sexta-feira 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da queda de um avião comercial em Vinhedo, no interior de São Paulo.
“Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e pedir que todos se colocassem de pé para um minuto de silêncio, pois acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas”, declarou o presidente ao tomar conhecimento da tragédia.
Essa é a primeira visita de Lula a Santa Catarina em seu terceiro mandato. Ele desembarcou no aeroporto de Florianópolis às 10h e seguiu de helicóptero para a região do Contorno Viário, na Grande Florianópolis. Posteriormente, o presidente se dirigiu a Itajaí para a inauguração de um “navio de guerra”, onde foi informado sobre o acidente e expressou suas condolências. A última vez que Lula esteve no estado foi em 2022, antes das eleições.
O acidente
Um avião bimotor modelo ATR-72 com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na tarde desta sexta-feira 9 na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP). A Polícia Militar informou que o chamado foi recebido às 13h28, indicando a queda na rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
A aeronave, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), tem capacidade para 68 passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Até o momento, não há informações sobre quantidade de vítimas.