BUSCAR
BUSCAR
Política

Lula critica Trump e defende que são os palestinos que devem cuidar de Gaza

Presidente Lula defende a criação de um Estado palestino com os mesmos direitos de Israel
Redação
05/02/2025 | 11:20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o país lideraria a reconstrução da Faixa de Gaza. Em entrevista a rádios mineiras nesta quarta-feira 5, Lula afirmou que a recuperação do território deve ser conduzida pelo próprio povo palestino.

“Não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel e dizer: ‘Olha, nós vamos recuperar Gaza’. E os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual é o país deles?”, questionou o presidente brasileiro.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) / Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) / Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Para Lula, os Estados Unidos foram cúmplices das ações de Israel no enclave palestino e, por isso, não deveriam assumir esse papel. Ele classificou a situação em Gaza como um “genocídio” e defendeu que os palestinos precisam de uma reparação para reconstruir suas casas, hospitais e escolas.

O presidente brasileiro voltou a defender a criação de um Estado palestino com os mesmos direitos de Israel, ressaltando que essa seria a única forma de garantir uma convivência pacífica no Oriente Médio.

A declaração de Lula ocorre um dia após Donald Trump se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e afirmar que os Estados Unidos assumiriam o controle da Faixa de Gaza para liderar sua recuperação. O presidente americano também indicou que pretende visitar Gaza e outras áreas do Oriente Médio e já havia sugerido que os EUA deveriam manter uma “posição de propriedade de longo prazo” sobre a região.

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS