As duas principais competições de futebol do continente contarão com representantes brasileiros na grande final. Na Libertadores da América, chance de final brasileira, com três equipes brasileiras: Palmeiras, Internacional e Fluminense. Na Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza fazem uma das semifinais e quem passar enfrenta o vencedor de LDU/EQU e Defensa y Justicia/ARG.
O time nordestino, aliás, fez história. Pela primeira vez na história, um time da região está na fase de semifinais da Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, o Fortaleza voltou a vencer o América-MG, desta vez por 2 a 1, na Arena Castelão, pelo jogo de volta das quartas de finais. No primeiro jogo, o time cearense havia vencido por 3 a 1 no Independência e avançou com o placar agregado por 5 a 2.

O rival será o Corinthians, que passou pelo Estudiantes/ARG no início da semana, após ser derrotado no tempo normal e avançar apenas na disputa de pênaltis. Até o fechamento desta edição não havia definição das datas do duelo brasileiro. O que se sabe é que a primeira partida será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, e o jogo de volta no Castelão, em Fortaleza.
Na Libertadores, o Palmeiras terá confrontos contra o Boca Juniors/ARG. Entre os clubes mais tradicionais do continente, os argentinos contam com o centroavante uruguaio Edinson Cavani. A primeira partida será na La Bombonera, na Argentina, e o jogo da volta no Allianz Parque, em São Paulo, em virtude da melhor campanha do clube paulista. O Boca eliminou o Racing/ARG nas quartas de final após dois jogos empatados sem gols. Já o Palmeiras passou com tranquilidade contra o Deportivo Pereira/COL após vencer por 4 a 0 no jogo de ida e empatar por 0 a 0 em casa.
Já na outra chave, a garantia de um brasileiro na final da competição. Fluminense e Internacional farão dois jogos, com o primeiro com mando do time carioca e o da volta sob os domínios da equipe gaúcha. Os dois clubes venceram as duas partidas contra os adversários das quartas de final. O tricolor deixou o Olímpia/PAR para trás, enquanto o colorado venceu o Bolívar/BOL.
Depois de 15 anos, o Fluminense volta a disputar uma semifinal de Copa Libertadores. A última vez que o Fluminense disputou as semifinais foi em 2008, quando eliminou o São Paulo. Naquele ano, o time carioca acabou indo para a final, onde acabou com o vice-campeonato, contra a LDU-EQU, nos pênaltis, no Maracanã. Por coincidência do destino, ou não, este ano a final única será novamente no estádio da capital do Rio.