Na noite deste sábado 9, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, realizou uma operação de fiscalização na região da Redinha, em Natal, que resultou na prisão de três motoristas pelo crime de embriaguez ao volante.
Os condutores, homens de 42, 44 e 45 anos, foram submetidos ao teste de alcoolemia, que apontou índices superiores a 0,33 mg/L, configurando crime de trânsito conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante a blitz, outros dez motoristas também foram autuados administrativamente por consumo de álcool. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
RN registra aumento de 10% nas autuações de motoristas
A Operação Lei Seca registrou um aumento de cerca de 10% no número de motoristas autuados ao serem flagrados dirigindo sob o efeito de álcool no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023 no Rio Grande do Norte.
Os dados são do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e foram divulgados na quinta-feira 1º. Segundo o CPRE, até junho deste ano, 1.450 pessoas foram autuadas por dirigirem sob efeito do álcool no estado. No total, 167 blitzen foram realizadas neste período.
O major César Fagundes, coordenador da Operação Lei Seca no Rio Grande do Norte, disse que a operação tem notado uma diminuição no número de condutores jovens que misturam álcool e direção.
Além das autuações, a Operação Lei Seca prendeu 219 condutores em flagrante por dirigirem embriagados. A prisão é efetuada quando os motoristas estão com concentração alcoólica acima de 0.34mg/l.
A pena é de detenção de seis meses a três anos, sendo passível de fiança, além de multa e suspensão ou proibição de se obter habilitação para dirigir. Em 2023, a Operação Lei Seca prendeu 477 condutores e, em 2022, foram 253.