A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) irá ampliar ainda mais a sua comunicação com os potiguares. Será através da rádio FM, em substituição à rádio web. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), na abertura da sessão plenária da última quinta-feira 27.
O sinal irá cobrir inicialmente toda a Grande Natal, depois será expandido para as demais regiões do RN. A outorga foi autorizada pelo Ministério das Comunicações e a decisão do governo federal foi oficializada por meio de uma portaria publicada na última quarta-feira 26, no Diário Oficial da União (DOU).

O presidente da Assembleia Legislativa comemorou: “Registro uma vitória desta Casa, um sonho antigo que buscamos tornar realidade e que conseguimos com o apoio de todos. Será um legado da nossa gestão, através do planejamento estratégico. Com isso a Assembleia amplia os canais de transparência e informação com a população”, afirmou Ezequiel.
O deputado explicou que, assim como já é com a TV Assembleia, a FM também terá como entidade mantenedora a Fundação Djalma Marinho. E terá como forte a transmissão ao vivo das sessões plenárias, sessões solenes e audiências públicas, com uma programação voltada para a cidadania, campanhas de utilidade pública, conteúdo cultural, de entretenimento, lazer e esportes.
A outorga concede à Câmara dos Deputados o uso do canal 235, na frequência de 94,9 MHz, com classe A3. O Legislativo do RN já conta com a TV Assembleia, desde 2008, com o portal na internet e com o perfil nas redes sociais, onde tem milhares de seguidores acompanhando as atividades legislativas e o dia a dia dos parlamentares.
A novidade foi a pauta da reunião, na última quarta 26, no Ministério das Comunicações, com a Diretora do Departamento de Comunicação Pública do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino e o supervisor da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados, Carlos Neiva. Representando o RN, o diretor executivo da Fundação Djalma Marinho, Júlio Queiroz e o gerente de Rádio e TV da TV Assembleia, Gerson de Castro.
“Nossa tão sonhada Rádio Assembleia agora se torna realidade. É um projeto que fortalece cada vez mais o Legislativo, trazendo ainda mais transparência aos trabalhos parlamentares e estreitando os laços com os potiguares”, afirma o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
O diretor Júlio Queiroz afirmou que a rádio irá ao ar por meio da frequência 94,9. “Após aquisição dos equipamentos e demais tramites burocráticos, colocaremos a rádio no ar e será mais um canal com a sociedade”, afirma.
O diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni, comemorou o avanço. “O ano era 2016 quando tivemos a informação que um canal seria disponibilizado para uma frequência de FM aberta no RN. De pronto acionamos Ezequiel Ferreira e Fábio Faria, que imediatamente se mexeram e a TV Assembleia entrou no circuito com força. Nesses 8 anos foram 4 audiências com 4 ministros diferentes. Nesse período tivemos com os ministros das comunicações Ricardo Berzoini, Gilberto Kassab, com Fábio Faria e agora com Juscelino. Todos foram receptivos, deram encaminhamentos e atenderam nossos pleitos. Dia 26 de junho de 2024 é um dia histórico e a portaria 13521 traz uma nova FM para o RN, a FM 94.9, ALRN. Uma conquista histórica”.
Novidades
Há duas décadas, a TV Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN) desempenha um papel fundamental na divulgação das ações do legislativo estadual, aproximando os cidadãos das decisões políticas que afetam suas vidas. Em dezembro de 2023, comemorando seu vigésimo aniversário, a emissora preparou uma programação especial, reforçando ainda mais o orgulho potiguar, com conteúdos que destacam a cultura local e as belezas do Estado.
Uma das principais surpresas da nova programação foi com o programa da Federação dos Municípios do RN (Femurn), semanalmente na grade da TV. O programa divulga notícias de interesse das cidades potiguares, bem como as potencialidades dos 167 municípios que compõem o Rio Grande do Norte.
Em termos de otimização, a TV instalou quatro novos transmissores digitais que ampliaram o sinal aberto para as cidades de Parelhas, Martins, Caraúbas e Luís Gomes. A TV Assembleia está prestes a passar por uma significativa modernização. As instalações da TV e da Rádio Assembleia irão mudar de sede, indo para o prédio do antigo Banco do Nordeste, próximo à Praça Padre João Maria, no centro da cidade. A expectativa é que essa mudança seja efetivada no primeiro semestre de 2025.
Dentro deste processo de modernização, a TV ganhará um novo estúdio, redação, administração e novos equipamentos. A Rádio Assembleia, que atualmente opera apenas na internet, terá sua frequência aberta, numa parceria com a Câmara dos Deputados. Com essa união, a Rádio da AL também transmitirá parte da programação da Rádio Câmara, de Brasília, tudo em frequência aberta, trazendo ainda mais qualidade e alcance para as ações da Assembleia Legislativa.