O trabalho de perícia para identificar as causas do incêndio na vegetação ao redor do Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, em Natal, já está em andamento pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep).
A operação conta com a colaboração do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Aeronáutica. A análise forense teve início na manhã de quarta-feira (6), após 12 horas de combate ao fogo pelos bombeiros. O incêndio teve início na noite de terça-feira (5).
Segundo informações do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foram efetuados 32 lançamentos de helibalde, um dispositivo para transporte de água por via aérea. Apenas pelo helicóptero Potiguar-01, mais de 10 mil litros de água foram despejados sobre as chamas.
O tenente-coronel Renato Paulo, do Corpo de Bombeiros, mencionou que o incêndio se manteve em uma área relativamente restrita devido à vegetação estar verde.
Embora nenhuma possibilidade esteja excluída, ele considera improvável que o fogo tenha iniciado espontaneamente; é mais plausível que tenha sido causado por ação humana (intencional ou não), embora a escalada do Morro do Careca seja proibida.
*Com informações da 98 FM.