BUSCAR
BUSCAR
Economia
Investidores vão voltar a olhar para Natal, diz Habib Chalita, sobre PDN
Setor hoteleiro, de restaurantes, bares e similares participou de reuniões que debateram melhorias para o segmento
Adja Brito
12/03/2022 | 08:32

O AGORA RN está fazendo uma série de entrevistas com representantes do setor produtivo do Rio Grande do Norte sobre o novo Plano Diretor de Natal (PDN), sancionado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB). A edição da quinta-feira trouxe a opinião do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz. Agora, a entrevista é com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS), Habib Chalita, que evidenciou que Natal precisava com urgência de modernização no seu PDN.

Para o presidente do SHRBS, os poderes Executivo e Legislativo trabalharam muito e conseguiram implantar uma nova realidade para a capital potiguar. “Não é de agora que Natal precisava de uma modernização em seu Plano Diretor. É um instrumento muito importante, principalmente para o desenvolvimento da cidade. Tanto o prefeito Álvaro Dias como os vereadores da Câmara Municipal estão de parabéns por terem conseguido este importante avanço para Natal”, declarou.

Habib Chalita afirmou que o setor hoteleiro e de restaurantes e similares participou ativamente de reuniões que envolviam o setor. “Nós, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN participamos de algumas reuniões que discutiram pontos a respeito do Plano Diretor. Agora, a expectativa é que as coisas comecem a acontecer na capital com modernização e desenvolvimento que são tão importantes para todos que moram e trabalham na cidade”, declarou.

Sobre o que pode ocorrer com  Natal a partir da efetivação do novo PDN, Chalita acredita que a cidade vai recuperar espaço e terá mais facilidade para aprovar novos projetos. “Eu acredito que Natal vai começar a recuperar o espaço que perdeu para outras cidades no que se refere a modernização e desenvolvimento. Com o Plano Diretor, poderão ser executados projetos que antes estavam “amarrados” por questões burocráticas”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo presidente do SHRBS é que, com o novo PDN, Natal passe a atrair investimentos, com o capital girando, vai-se aquecer a economia local. Além disso, a cidade vai se desenvolver. “Torço que os investidores voltem a olhar para Natal e trazer para cá investimentos que façam movimentar e aquecer a nossa economia”, enfatizou.

Em relação às expectativas com o novo modelo de Plano Diretor, Habib Chalita frisou que os projetos de desenvolvimento vão começar a acontecer. “São as melhores possíveis. O novo Plano Diretor foi bastante debatido, analisado, aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito de Natal. Agora, como disse, é hora de focar nos investimentos, de modernizar a capital”, finalizou.

Paulinho Freire destaca feito histórico

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), participou da solenidade que marcou a sanção do prefeito Álvaro Dias ao Projeto de Lei do Plano Diretor de Natal. Para ele, o momento é histórico. “Considero uma iniciativa que entrará para a história, pois mudará para melhor o processo de desenvolvimento da nossa cidade. Aproveito para ressaltar a contribuição decisiva do Legislativo natalense no aprimoramento do texto por meio de um debate que contou com a participação de toda sociedade”, disse.

A vereadora Nina Souza (PDT), líder do governo na CMNAT, também falou sobre a importância do novo Plano Diretor de Natal. “A ausência desse documento normativo estava travando o avanço de uma capital com grande vocação turística. Foram anos de discussões no plenário da Câmara, reuniões nos bairros e encontros com todos os segmentos sociais. Dito isso, a expectativa é de um futuro promissor para o povo de Natal”, pontuou.

Vereadores comentaram da longa espera para que a cidade tivesse um novo modelo de desenvolvimento. “Esse momento é importante porque marca o excelente trabalho que a Câmara realizou de forma democrática. Esperamos que Natal avance e se desenvolva com o resultado desse trabalho”, disse o presidente da Comissão Especial de Estudos do Plano Diretor, vereador Aldo Clemente (PDT).

Já o vereador Kleber Fernandes (PSDB), presidente da Comissão de Justiça da Câmara, comentou: “Isso nos traz nova perspectiva de desenvolvimento social, turístico e financeiro com novo olhar para empreendimentos, valorização de imóveis, qualidade de vida, geração de emprego e movimentação econômica que deve levar a cidade a passar a outro patamar de desenvolvimento”.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.