BUSCAR
BUSCAR
Plataforma

Guia de Serviços da Prefeitura de Natal facilita vida da população

Ferramenta eletrônica garante acesso direto a serviços públicos
Redação
15/05/2024 | 07:47

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/) é uma das plataformas on-line que possibilitam ao cidadão encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para cada ação.

“Ao alcance de um clique, tanto os natalenses quanto os turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social e turismo. É uma ferramenta prática e de grande valia para todos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Guia de Serviços foto Alex Régis
Guia de Serviços é uma plataforma on-line que reúne informações sobre a gestão, serviços públicos e atendimentos - foto: Alex Régis/Prefeitura do Natal

Quem acessa o guia confere as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público-alvo, tarifa, etapas para acesso, documentos necessários e legislação. No Guia de Serviços, também é possível enviar sugestões e dúvidas.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão pode utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil. Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes, ela ocorrerá, a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas.

A ausência de informações acerca de quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal através da aba Cadastro no Guia de Serviços. “O Guia vem cumprindo o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal, além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretária municipal de Planejamento pelo trabalho desempenhado”, explicou Joanna Guerra.

App Natal Digital tem 100 mil downloads

O aplicativo Natal Digital, também criado pela Prefeitura, é um outro importante aliado para facilitar o acesso dos natalenses aos serviços públicos. Lançado em 2020, já registra mais de 100 mil downloads.
Além das notícias administrativas e de utilidade pública, o usuário tem acesso a serviços diversos. Dentre os mais buscados, estão o agendamento do Cadastro Único, atendimento na STTU, solicitação de serviços de iluminação, Cartão do Artesão, acionamento da Defesa Civil, mapa de pontos de Wi-Fi gratuito, solicitação de reparos viários.

O leque de funcionalidades do aplicativo é imenso. Além das já citadas, o Natal Digital contém as localizações georreferenciadas e as principais informações das obras em andamento dentro da cidade, dos equipamentos públicos municipais (unidades de ensino, saúde e assistência social, cemitérios, ecopontos e coletores de lixo eletroeletrônicos) e dos pontos turísticos da capital. As notícias cadastradas diariamente no site da Prefeitura, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), também são acessadas no app.

“Estamos em um mundo hiper conectado e as demandas acontecem em tempo real. O Natal Digital tem sido um aliado de primeira hora da gestão, pois os usuários reportam as suas demandas e as secretarias podem trazer uma resposta mais rápida e propor a resolutividade de uma forma mais ágil”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

Midway Mall amplia número de estações de carregamento gratuitas para carros elétricos e híbridos
Shopping passa a oferecer 10 estações de carregamento e irá, nos próximos meses, ampliar para 22
22/05/2024 às 16:25
Natal ganha aplicativo voltado para mobilidade das pessoas com deficiência visual
App permite acessar conteúdos sobre o sistema de transporte público, recebendo informações em tempo real
22/05/2024 às 15:52
Semurb realiza demolição de ocupação irregular em canteiro no bairro de Nazaré
Ocupação em alvenaria abrigava uma atividade comercial de venda de água de coco
22/05/2024 às 14:26
Natal sedia fórum de microfinanças e do turismo nesta quinta-feira
Evento contará com a presença da governadora Fátima Bezerra e o presidente da ABDE
22/05/2024 às 12:42
DPERN realiza mutirão de atendimentos para pessoas idosas na próxima sexta
Ação, de iniciativa do NUPID, oferecerá serviços no bairro de Lagoa Azul
22/05/2024 às 11:40
CBTU Natal anuncia construção de quatro novas estações
Orçamento liberado para obra é de 8 milhões de reais
22/05/2024 às 11:31
Semana da Mata Atlântica terá atividades ecológicas no Parque das Dunas
O evento acontece de 23 a 27 de maio, com o intuito de sensibilizar e informar a população sobre um dos biomas mais ameaçados do mundo
22/05/2024 às 10:15
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Natal recebe o maior congresso de energia solar do Brasil; veja a programação
Evento acontece no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra. As inscrições estão abertas no site cbens.org.br.
21/05/2024 às 18:08
Encontro em Natal discute políticas sociais para profissionais do sexo
Evento da Anprosex, apoiado pela Fatal Model, reuniu associações de oito capitais entre 15 e 17 de maio
21/05/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.