BUSCAR
BUSCAR
Inauguração

Governo do RN implanta novo sistema que garante abastecimento de Santa Maria

Ramal da Adutora Sertão Central foi inaugurado pela governadora Fátima Bezerra
Redação
29/06/2024 | 13:23

Um novo tempo para a população e administração de Santa Maria começou nesta sexta-feira 28 com a implantação do ramal da Adutora Sertão Central, de 15 quilômetros de extensão, entre as cidades de Riachuelo e Santa Maria, na região Agreste.

O investimento é de R$ 2,7 milhões, representando aumento de quase 200% na oferta de água para a cidade, beneficiando diretamente todos os moradores. Isso significa que a cidade terá água potável em quantidade suficiente para atender às necessidades da população com mais qualidade e segurança.

Inauguração de adutora em Santa Maria RN. Fotos Raiane Miranda (7)
Governo do RN implanta novo sistema que garante abastecimento de Santa Maria - Foto: Raiane Miranda

A cidade também continuará a ser atendida pela Adutora Monsenhor Expedito, garantindo mais robustez ao sistema de abastecimento. Na obra também foi recuperado o reservatório com capacidade para 100 mil litros.

Leia também: Extrema pobreza no Rio Grande do Norte cai 56,9% no pós-pandemia

A governadora lembrou dos investimentos que estão sendo feitos em segurança hídrica do Estado, citando a transposição, a Barragem de Oiticica, o sistema de adutoras do Seridó. “Eu vi a seca em 1970, a falta de água, a fome. Naquela época, minha mãe nos acordava às quatro horas da manhã para irmos atrás de uma cacimba, encontrar um veio de água para levar pra casa. O investimento nessa obra é de quase R$ 3 milhões, mas não há dinheiro que pague a alegria de não faltar mais água em Santa Maria.”

A obra da adutora Riachuelo/Santa Maria faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Estado na área de saneamento básico, visando garantir acesso à água potável de qualidade para toda a população do Rio Grande do Norte.

A iniciativa contribui para o desenvolvimento social e econômico das cidades, além de promover a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.

“É uma bênção para Santa Maria. Esperamos 24 anos por este momento”, agradeceu a dona de casa Josefa de Fátima Cunha, “Zefinha”, falando em nome dos moradores. “Antes, a água chegava na torneira e não dava nem tempo de encher as bacias”, pontuou.

O prefeito Raniery Soares classificou o 28 de junho como um dia histórico para a cidade, “Para todo o povo santa-mariense, com a alegria de estar abrindo suas torneiras e poder ter um bem tão vital para a vida, que é a água”, disse o prefeito Ranieri Soares, lembrando de uma reunião em que a governadora assumiu o compromisso de melhorar o fornecimento de Água para a cidade.

“Estamos comprometidos em atender a população do Rio Grande do Norte a levar água e esgotamento sanitário, conforme as metas do Marco Legal do Saneamento Básico”, concluiu Roberto Linhares, diretor presidente da Caern.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Governadora Fátima Bezerra sanciona reestruturação das carreiras de policial e bombeiro militar
Legislação moderniza as regras para a promoção nas duas carreiras militares
12/07/2024 às 19:22
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14