Um novo tempo para a população e administração de Santa Maria começou nesta sexta-feira 28 com a implantação do ramal da Adutora Sertão Central, de 15 quilômetros de extensão, entre as cidades de Riachuelo e Santa Maria, na região Agreste.
O investimento é de R$ 2,7 milhões, representando aumento de quase 200% na oferta de água para a cidade, beneficiando diretamente todos os moradores. Isso significa que a cidade terá água potável em quantidade suficiente para atender às necessidades da população com mais qualidade e segurança.
A cidade também continuará a ser atendida pela Adutora Monsenhor Expedito, garantindo mais robustez ao sistema de abastecimento. Na obra também foi recuperado o reservatório com capacidade para 100 mil litros.
Leia também: Extrema pobreza no Rio Grande do Norte cai 56,9% no pós-pandemia
A governadora lembrou dos investimentos que estão sendo feitos em segurança hídrica do Estado, citando a transposição, a Barragem de Oiticica, o sistema de adutoras do Seridó. “Eu vi a seca em 1970, a falta de água, a fome. Naquela época, minha mãe nos acordava às quatro horas da manhã para irmos atrás de uma cacimba, encontrar um veio de água para levar pra casa. O investimento nessa obra é de quase R$ 3 milhões, mas não há dinheiro que pague a alegria de não faltar mais água em Santa Maria.”
A obra da adutora Riachuelo/Santa Maria faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Estado na área de saneamento básico, visando garantir acesso à água potável de qualidade para toda a população do Rio Grande do Norte.
A iniciativa contribui para o desenvolvimento social e econômico das cidades, além de promover a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.
“É uma bênção para Santa Maria. Esperamos 24 anos por este momento”, agradeceu a dona de casa Josefa de Fátima Cunha, “Zefinha”, falando em nome dos moradores. “Antes, a água chegava na torneira e não dava nem tempo de encher as bacias”, pontuou.
O prefeito Raniery Soares classificou o 28 de junho como um dia histórico para a cidade, “Para todo o povo santa-mariense, com a alegria de estar abrindo suas torneiras e poder ter um bem tão vital para a vida, que é a água”, disse o prefeito Ranieri Soares, lembrando de uma reunião em que a governadora assumiu o compromisso de melhorar o fornecimento de Água para a cidade.
“Estamos comprometidos em atender a população do Rio Grande do Norte a levar água e esgotamento sanitário, conforme as metas do Marco Legal do Saneamento Básico”, concluiu Roberto Linhares, diretor presidente da Caern.