BUSCAR
BUSCAR
Engorda

Funpec: Jazida não tem areia suficiente nem compatível a ser usada na engorda

Caso a nova jazida encontrada seja na mesma área de influência, não será necessário novo licenciamento ambiental
Redação
10/09/2024 | 07:04

A jazida escolhida pela Prefeitura do Natal para a engorda da praia de Ponta Negra não tem areia suficiente nem compatível para ser usada na obra. Com isso, a prefeitura já procura um novo banco de areia para iniciar os serviços. Enquanto isso, a dragagem está suspensa.

A conclusão sobre a jazida é de um estudo preliminar realizado pela Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). Os resultados foram apresentados na manhã desta segunda-feira 9 por secretários da prefeitura em coletiva de imprensa no Palácio Felipe Camarão. A Funpec foi contratada pelo Município para acompanhar a obra.

Há possibilidade de areia da jazida não ser suficiente para engorda, diz Thiago Mesquita
Secretários da Prefeitura do Natal durante coletiva ontem no Palácio Felipe Camarão - Foto: José Aldenir/Agora RN

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o estudo da Funpec indicou “grande possibilidade” de não haver areia suficiente, pois o material que consta no local tem muito cascalho, o que inviabiliza o uso na praia.

“Dois estudos diziam que em torno de 92% da composição era areia fina e grossa, apropriada para ser utilizada no processo de engordamento, mas antes de começar o procedimento, obviamente se faz novamente uma coleta do material. E no primeiro momento que fizemos, foi observado que em parte da jazida havia cascalho. Um material calcário, conchas que são cristalizadas e formam blocos que não são apropriados para utilizar, pisar, deitar. Nós não sabemos o que de fato aconteceu”, enfatizou o secretário.

Thiago Mesquita acrescentou que a Funpec ainda trabalha para concluir os estudos e definir se a jazida de fato está descartada ou se poderá ser utilizada pelo menos parcialmente. A conclusão deve sair em até 10 dias. De toda forma, a prefeitura já começou a procurar um novo banco de areia dentro da área licenciada.

Segundo o secretário, caso a nova jazida encontrada seja na mesma área de influência, não será necessário solicitar novo licenciamento ambiental. Mas, caso a jazida fique distante, a prefeitura terá de pedir nova licença ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN).

“O que a Funpec nos apontou é que existe grande possibilidade de não ter quantidade suficiente. Por isso, resolvemos chamar a coletiva e oficializamos ao Idema”, destacou.

Ainda durante a coletiva, o secretário afirmou que a Tetra Tech – que elaborou os levantamentos sobre a jazida – será oficializada para que explique a divergência entre o estudo e o que foi encontrado no local. Segundo Thiago Mesquita, a empresa será responsabilizada “administrativa e legalmente”.

Idema licenciou obra em 23 de julho após pressão da prefeitura

Usando informações juntadas pela prefeitura e sob intensa pressão, o Idema concedeu a licença para a obra em 23 de julho, pouco mais de um mês depois de a prefeitura pedir a autorização para realizar os serviços. A Licença de Instalação e Operação tem 83 condicionantes, como regras para o funcionamento da draga.

Antes de a licença ser emitida, agentes da prefeitura acusaram o órgão ambiental de fazer exigências excessivas. O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) chegou a falar em interferência política na questão técnica. A gestão municipal até acionou a Justiça para acelerar a emissão do documento, e conseguiu uma liminar.

A licença do Idema estabelece que a obra deve ser realizada até o fim de outubro. Depois disso, começa o “período reprodutivo das tartarugas marinhas”. Mas, a pedido da prefeitura, o órgão ambiental já informou que, se houver necessidade, a obra poderá avançar para o mês de novembro, desde que haja cuidados especiais para não prejudicar a fauna marinha.

Lei Seca: Homem é preso e mais 7 são autuados por embriaguez ao volante
A fiscalização da Lei Seca ocorreu na madrugada desta terça-feira 15 na avenida João Medeiros Filho
15/10/2024 às 08:19
Homem morre atropelado por trem na Zona Norte de Natal
Segundo familiares da vítima, que estiveram no local, o trem circulava em uma velocidade inadequada para o trecho
15/10/2024 às 07:48
Sargento é atropelado e morre na ponte Newton Navarro na manhã desta terça 15
Devido a ocorrência, o trânsito no local está bastante lento e praticamente bloqueado
15/10/2024 às 07:41
Eriko tem apoio de 22 dos 29 vereadores para se reeleger presidente da Câmara
Parlamentar foi reeleito com mais de 8,8 mil votos e agora trabalha ser reconduzido no comando da Mesa Diretora
15/10/2024 às 06:53
Suspeito de cometer série de crimes sexuais é preso na Grande Natal; uma das vítimas está grávida
De acordo com a polícia, o suspeito já havia sido preso em 2014, em Natal, pelo mesmo crime e estava cumprindo a pena em regime aberto
15/10/2024 às 06:53
Natália apresenta projeto Natal Segura: “Vamos sufocar o crime de receptação”
Conforme o programa eleitoral, essa política reduziu 40% o roubo de celulares no primeiro ano de implantação no Piauí
15/10/2024 às 06:49
Fiscalização volta a encontrar esgoto na praia de Areia Preta em Natal
Uma operação conjunta com a Caern foi realizada na sexta-feira 11 para avaliar situação
15/10/2024 às 05:19
Polícia abre investigação contra comissionados da Prefeitura de Natal por ataques a Natália
Natália solicitou a atuação da polícia legislativa, do Congresso Nacional
14/10/2024 às 15:07
Lei Seca prende homem e autua mais 7 condutores na zona Oeste de Natal
A Seção Lei Seca culminou ainda na autuação de mais 7 pessoas
14/10/2024 às 09:38
Museu Câmara Cascudo recebe ações de divulgação científica para crianças 
No MCC, as atividades se concentram na sexta 18 e no sábado 19 e traz atividades para públicos de diversas idades
14/10/2024 às 09:31