BUSCAR
BUSCAR
Política

Francisco não descarta que aliança entre PT e Zenaide Maia seja mantida

Apesar da torcida, líder do Governo Fátima reconheceu que a decisão está nas mãos da senadora, que tem se aproximado mais da oposição
Redação
24/09/2025 | 05:10

O deputado estadual Francisco do PT, líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, afirmou nesta terça-feira que ainda acredita na manutenção da aliança entre o PT e a senadora Zenaide Maia (PSD) para a disputa eleitoral em 2026. Ele reconheceu que os sinais atuais apontam para um distanciamento, mas ressaltou seu respeito pessoal e político à senadora.

“Eu sou um dos que ainda torço (pela manutenção da aliança). Eu não quero dizer que essa parceria já está rompida definitivamente. Eu ainda nutro a esperança, eu alimento, e vou ajudar no que for possível, se depender de mim, para que a senadora Zenaide continue alinhada conosco”, declarou o deputado, em entrevista ao programa Central Agora RN, da TV Agora RN (YouTube).

Francisco do PT Central Agora RN (15)
Francisco não descarta que aliança entre PT e Zenaide Maia seja mantida - Foto: José Aldenir/Agora RN

Francisco do PT afirmou que tem “profundo respeito” e “amizade pessoal” com a senadora e manifestou “gratidão” pela atuação de Zenaide, sobretudo por ela ser vice-líder do Governo Lula no Senado. “A senadora Zenaide é uma pessoa por quem eu nutro muito respeito e muita consideração”, declarou.

Apesar da torcida, Francisco reconheceu que a decisão está nas mãos da senadora. “Ela sabe que tem um ambiente de diálogo aberto para ela, junto a nós do PT. Agora, em algum momento, ela vai ter que fazer uma escolha. Ela vai, e me parece que os sinais já apontam qual é a escolha dela”, disse.

Mesmo como os acenos do PT e sendo vice-líder do Governo Lula, Zenaide Maia tem estado mais próxima da oposição no Rio Grande do Norte. Ela já manifestou que estará no mesmo projeto político do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que é cotado para disputar o Governo do Estado contra a chapa apoiada pelo PT – que hoje tem o secretário de Fazenda, Cadu Xavier, como pré-candidato à sucessão da governadora Fátima Bezerra.

Segundo Francisco, este é o principal entrave para a manutenção da aliança. “Nós teremos candidato a governador. Nosso candidato a governador hoje, e vamos trabalhar e defender, será Cadu Xaver. Não tem sentido você ter uma chapa de senador com duas senadoras, uma apoiando um governador e outra apoiando outro. Isso não pode, não tem como”, declarou, ressaltando que o apoio a Cadu é condição para a manutenção da aliança no mesmo palanque.

Francisco defendeu a continuidade da aliança, mas admitiu que, se houver ruptura, o PT buscará alternativas de um nome para fazer dobradinha com Fátima Bezerra na disputa para o Senado. “Se por acaso não for essa a decisão dela, nós teremos que respeitar, e aí surgirão (nomes). Tem nomes, muitos. Não só no PT, como também dentro dos partidos aliados, que são muitos”, afirmou, citando legendas como MDB, PDT e PSB, além de PV e PCdoB, com quem o PT tem uma federação.

Apoio a Cadu Xavier

Na mesma entrevista, Francisco reafirmou seu apoio à pré-candidatura Cadu Xavier ao Governo do Estado em 2026. Segundo ele, o nome do secretário de Fazenda está “consolidadíssimo” dentro do PT e vem recebendo apoio crescente dos partidos aliados.

“Com relação à candidatura de Cadu, consolidadíssima, uma candidatura muito bem aceita dentro do PT. Estamos no processo de discussão com partidos aliados. Temos visto que esses partidos, cada vez mais, declaram o seu apoio à candidatura de Cadu para governar o nosso Estado”, disse.

Para o deputado, o perfil de Cadu o credencia a assumir a sucessão de Fátima Bezerra. “Eu não tenho dúvida que Cadu hoje é o melhor nome para governar esse Estado, porque é quem conhece a realidade. Ele foi, juntamente com toda a equipe, liderada pela nossa governadora Fátima Bizerra, um dos grandes responsáveis para, por exemplo, o governo pagar aquelas quatro folhas de salários atrasadas”, afirmou.

Francisco destacou ainda que o secretário foi peça-chave em conquistas financeiras e estruturais do governo atual. “Cadu é uma pessoa do diálogo, muito cortês, muito educado. Para mim, hoje é a pessoa com perfil ideal para dar prosseguimento ao legado que a governadora Fátima vai deixar aqui no Rio Grande do Norte”, completou.

O parlamentar lembrou ainda a importância da sintonia entre os governos federal e estadual para garantir avanços. “Você imagine se nós tivermos mais quatro anos do Governo Lula e tivermos mais quatro anos de um governo alinhado com o presidente Lula. Nosso estado só tem a ganhar”, avaliou.

Deputado lembra que Fátima estava em baixa e venceu no 1º turno

Francisco do PT também saiu em defesa da gestão de Fátima Bezerra, após nova pesquisa Exatus mostrar que a governadora é desaprovada por 66% dos eleitores, contra apenas 23% que aprovam.

Para ele, a percepção negativa da população é inflada por desinformação. E acreditou na reversão do quadro, dizendo que vê semelhança com o cenário de 2021, quando pesquisas indicavam índices parecidos com os de agora e, mesmo assim, Fátima foi reeleita governadora em primeiro turno no ano seguinte. Em 2026, a petista será candidata ao Senado.

O deputado citou sua própria experiência em contato com eleitores para reforçar o argumento. “Eu já estive em alguns lugares onde as pessoas questionam o que é que a governadora está fazendo pela cidade. Quando você começa a dizer, elas começam a demonstrar um gesto de espanto. Porque elas escutam tanto que o governo está ruim, que não está fazendo nada. Muitas vezes elas não conseguem observar que ali vizinho à casa delas tem uma escola sendo reformada, tem uma estrada que foi recuperada, tem recuperação de barragens, tem investimentos na saúde, na segurança pública”, declarou.

Ele citou ainda o caso de sua terra natal, Parelhas, onde, segundo ele, a oposição tentou atribuir perseguição política, mas os números mostraram investimentos robustos. “Outro dia eu vi o prefeito dizer que a terra dele estava sendo perseguida pela governadora. E quando nós fomos fazer um levantamento do que estava sendo investido naquela cidade, eram mais de R$ 50 milhões”, disse o deputado.

Ele também apontou melhorias na segurança. “Eu fui prefeito e lembro que, muitas vezes, se a prefeitura não abastecesse o carro da polícia ou não comprasse pneu, a viatura não rodava. Hoje isso acabou. Todas as viaturas são novas, houve concurso para ampliar o efetivo e os policiais recebem auxílio alimentação”, afirmou.

Francisco concluiu demonstrando confiança de que a população reconhecerá os avanços do governo quando o debate eleitoral se intensificar. “Da mesma forma que de 2021 para 2022, quando as pesquisas demonstravam uma desaprovação alta da governadora, ela se reelegeu em primeiro turno; eu não tenho nenhuma dúvida que o povo vai saber reconhecer esse legado que a governadora Fátima está deixando para o nosso Estado”, afirmou.