BUSCAR
BUSCAR
Música
Festival do MST chega em Natal com atrações gratuitas
Encontro da arte, cultura, política e Reforma Agrária movimenta a capital de 30 de novembro a 2 de dezembro
Redação
30/11/2023 | 09:10

Artistas de diferentes estilos se encontrarão a partir desta quinta-feira 30 em Natal, para o Festival do MST: por Terra, Arte e Pão. Serão três dias de diálogo com a sociedade potiguar sobre o papel e a importância da reforma agrária popular, pelo combate à fome e às desigualdades, em um espaço nutrido por arte, cultura e política. A estimativa é que o evento reuna cerca de 7 mil pessoas no Centro Administrativo do Estado.

Com programação gratuita, o festival faz parte da primeira Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária que é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN).

“Nosso festival é um grande encontro da arte, da luta e da esperança. Queremos apresentar o fruto do que colhemos ao longo dos 40 anos de existência do MST, dialogando com a sociedade sobre a necessidade de alimentação saudável, e que isso só vai acontecer com uma justa distribuição de terras e com reforma agrária em nosso país.”, explica Erica Rodrigues que compõe a Direção Nacional do MST.

Entre as atrações confirmadas estão Juliana Linhares, Cátia de França, Nação Zumbi, Academia da Berlinda, Karina Burh e Odair José, que farão apresentações em dois palcos, o Semente e o Árvore. Além da programação musical, haverá setores com culinária, exposições e espaços formativos. O evento começa às 15h e vai até as 23h.

Matheus Mendes, do Coletivo de Cultura do MST, reflete que a importância do festival se dá no âmbito do debate. “Esse festival é para a sociedade entender que a Reforma Agrária Popular é uma pauta de toda sociedade, não somente de quem vive no campo. É o Movimento ocupando um espaço na cidade, com a variedade de produtos vindo dos acampamentos e assentamentos do MST, artesanatos, shows e intervenções culturais, culinária da terra, oficinas e atividades diversas.”

O Festival do MST é mais uma atividade que marca os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (que serão completados em janeiro de 2024), e pretende fortalecer a cultura nordestina e a produção de alimentos saudáveis. Cerca de 130 sem-terra de todas as brigadas do MST no Estado do Rio Grande do Norte estarão presentes dentro dos espaços do Festival e Feira comercializando produtos oriundos dos assentamentos e acampamentos do MST, com culinária da terra.

“Este movimento está sendo construído a muitas mãos, na construção desse evento, contamos com a participação de voluntários, que atuam em diferentes equipes e frentes. A segurança vai ser de forma cooperativa entre Polícia Militar, segurança privada e segurança do movimento, para garantir a segurança de todos que venham dispostos a curtir esse maravilhoso momento.” disse Guilherme Severo, responsável pela equipe de Infraestrutura do Festival.

Guilherme ainda lembra o que não é permitido no evento para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes. “Quem vem não pode portar arma de fogo ou qualquer objeto pontiagudo/cortante e trazer cooler e nem garrafas de vidro, mas não se preocupe que teremos cerveja gelada e comida saudável feita com produtos da agricultura familiar assentada.”

O Festival já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maceió (AL), mas segue com uma ampla agenda até o próximo ano. Estão previstos Festivais ainda em João Pessoa (PB), Brasília (DF), Recife (PE), Boa Vista (RR) Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Programação:

QUINTA- FEIRA (30/11)
16h – Asè Delas
17h- Fuxico de Feira convida Cinthia
18h30- Tiquinha Rodrigues, Isaar e Luana Flores (Projeto Mulheres da Terra)
20h – Cátia de França
21h30- Juliana Linhares

SEXTA-FEIRA (01/12)
17h – Cida Lobo
18h30 – Dj Samir
19h – Academia da Berlinda
21h30 – Nação Zumbi

SÁBADO ( 02/12)
16h – SouRebel
17h – Aiyra convida Fúria Negra
18h30- Odair José
19h30 – Karina Buhr
21h30 – Santana, o cantador

Serviço:

Festival Do MST: por Terra, Arte e Pão
Local | Papódromo João Paulo II, Centro Administrativo do Estado – Av. Senador Salgado Filho, s/n, Lagoa Nova
Data | 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2023
Horário | 15h às 23h

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.