BUSCAR
BUSCAR
Impacto
Fechamento de escolas por pandemia pode afetar economia mundial até o final do século, diz OCDE
Instituições de ensino brasileiras, por exemplo, ficaram fechadas por mais tempo que a média dos outros países estudados e isso vai impactar a aprendizagem e habilidades dos alunos. O fechamento de escolas e universidades foi uma das alternativas encontradas pelas autoridades no mundo todo para desacelerar a contaminação
Estadão
08/09/2020 | 08:57

A suspensão das atividades escolares provocada pela pandemia do novo coronavírus deve causar impactos na economia mundial que podem durar até o final do século. É o que afirma relatório divulgado nesta terça-feira, 8, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com economistas que ajudaram na elaboração do estudo, esse efeito não será notado a curto prazo, mas os impactos econômicos serão sentidos por muitos anos.

“A perda de aprendizado levará à perda de habilidades, e as habilidades que as pessoas têm se relacionam com sua produtividade”, disse o relatório, ao citar a queda na produção global.

Governos em todo o mundo fecharam escolas para conter a disseminação da Covid-19. As instituições de ensino brasileiras, por exemplo, ficaram fechadas por mais tempo que a média dos outros países estudados e isso vai impactar a aprendizagem e habilidades dos alunos. O fechamento de escolas e universidades foi uma das alternativas encontradas pelas autoridades no mundo todo para desacelerar a contaminação pelo coronavírus.

A suspensão das aulas também trouxe à tona as lacunas de oportunidades educacionais entre ricos e pobres. As crianças com acesso à internet, computadores e famílias que as apoiavam se saíram melhor. “Os alunos de origem privilegiada poderiam encontrar um caminho para além das portas fechadas da escola, com alternativas de aprendizagem. Aqueles de origens desfavorecidas ficaram excluídos quando as escolas fecharam”, disse o relatório.

Mesmo com a reabertura de escolas em muitos países, grandes desafios permanecem para a educação, de acordo com o documento da OCDE. Com a contração das economias, existe o risco de que os orçamentos para a educação diminuam.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.