BUSCAR
BUSCAR
Retratos

Exposição Faces do Reduto narra tradição das labirinteiras de Gostoso

Exposição fotográfica, que começa neste sábado 20 na Casa da Ribeira, traz histórias de mulheres criativas de São Miguel do Gostoso
Redação
19/02/2021 | 09:49

A exposição fotográfica Faces do Reduto, que estreia neste sábado 20, na Casa da Ribeira, é uma narrativa imagética inscrita e produzida pelo olhar sensível de Mônica Mac Dowell. O ensaio é composto pela seleção de múltiplas fotografias capturadas por Mônica na ocasião da pré-produção do curta-metragem “Rosa de Aroeira” – filme documentário que retrata as histórias de algumas mulheres criativas e fecundas residentes na Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso.

A mostra irá acontecer dentro da celebração de duas décadas da Casa da Ribeira: “No dia 20 nós abrimos oficialmente as comemorações dos 20 anos da Casa da Ribeira, com público presencial restrito de acordo com os decretos estadual e municipal. Exibiremos o documentário “20 anos de um Sonho” e recebemos o público com a exposição “Faces do Reduto”, que nos faz lembrar do valor maior de nossa Cultura que está na arte originária descendente dos antepassados e se mantendo resistente até os dias atuais”, destacou Henrique Fontes.

Exposição faces do reduto narra tradição das labirinteiras de gostoso
A mostra irá acontecer dentro da celebração de duas décadas da Casa da Ribeira. Foto: Monica Mcdowell

A exposição reúne um acervo de trinta fotografias que foram impressas em canvas, bordadas por cercaduras de madeira e decoradas por cetins policromos que circundam e abraçam delicadamente as fotografias produzidas por Mônica e os desenhos tramados em linho branco pelas mãos artesãs das labirinteiras do Reduto potiguar. O ponto de vista das fotografias concebidas transcreve de forma inspiradora e perceptual o dia a dia destas mulheres litorâneas e traslada de modo sensorial a paisagem agreste e a vida das suas personagens.

Por meio do enquadramento, da angulação e da iluminação genuinamente naturalistas a realizadora imprime aos seus registros fotográficos uma tessitura de crônica visual, além de promover uma sintaxe visual que culmina em aprazíveis construções imagéticas acerca da natureza bucólica do lugar e da identidade feminina das personagens registradas. Mulheres que tecem e que costuram as suas histórias de vida por meio das produções em labirintos que demarcam o tempo e a memória das suas existências e do seu habitat.

A amabilidade com que Mônica Mac Dowell capturou as imagens da Comunidade do Reduto revela uma escritura visual legítima e uma estética fotográfica eminentemente feminina, concebida a partir de uma narrativa imagética, e, nomeada por uma representação autoral, que dialoga de forma melodiosa e contígua com a paisagem mulheril do lugar – flagrando – por meio da sua lente naturalista, a reprodução fiel da força de trabalho cultivada e desenvolvida por estas artesãs potiguares.

A exemplo da fotografia, o labirinto também é um trabalho manual voltado para a laboração artística e para o registro da vida cotidiana. Historicamente as labirinteiras depositam na criação dos seus artesanatos um pouco do seu contexto e das suas histórias de vida por meio dos desenhos no tecido. As mesmas essências artísticas, inventivas e fecundas, estão presentes na Exposição Faces do Reduto que revelou – por meio da poesia e da textura impressas nas fotografias – os múltiplos sentidos e as inúmeras semioses acerca da identidade criativa e produtiva das mulheres da Comunidade do Reduto.

A disposição das fotografias dispostas na Exposição Faces do Reduto compõe um mosaico e um fluxo narrativo linear e sequencial adotando uma contiguidade entre as fotografias em exposição. Dentre as imagens selecionadas encontram-se um díptico e dois trípticos que transcrevem o mesmo cenário e os mesmos temas de forma dialógica e poética.

A narrativa do olhar do espectador irá dialogar intimamente e transversalmente com a narração do olhar sensorial e delicado da lente de Mônica Mac Dowell – a partir da fotografia “Pôr do Sol” – que abre a exposição. O ciclo narrativo tem seu desfecho com a fotografia – “Pela Estrada a Fora” – finalizando a imersão e a viagem espectatorial por entre as deslumbrantes fotografias que foram concebidas e arquitetadas por meio da delicadeza e da polidez do olhar de Mônica Mac Dowell sobre a Comunidade do Reduto em São Miguel do Gostoso.

O labirinto e as labirinteiras protagonizam a exposição de Mônica Mac Dowell e orbitam no mosaico estético e estilístico da realizadora que almeja difundir e impulsionar – no Brasil e no exterior – o trabalho destas mulheres artesãs por meio da transladação visual apreendida e atravessada pela sensorialidade impressa em cada uma das suas fotografias. Com a exposição a idealizadora propõe também atender a uma lacuna social difundindo a produção do labirinto tramado por estas artesãs femininas além de almejar o despertar e o interesse de investidores para a economia criativa da Região.

EXPOSIÇÃO FACES DO REDUTO

Abertura
Dia 20 de fevereiro, das 17h às 20h

Visitação
21 de fevereiro a 5 de março – Agendamento pelo WhatsApp (84) 98704 0265

Encerramento
6 de março, das 18h às 20h

Local
Casa da Ribeira

Endereço
Rua Frei Miguelinho, 52, Natal – RN

*A Exposição Faces do Reduto cumprirá com todos os protocolos exigidos pelas normas de saúde vigentes em função da pandemia da Covid- 19. O acesso ao salão da exposição será limitado a 10 pessoas por vez.

Cineclube Natal realiza mostra “Se as paredes falassem: Natal documentada”
Sessão do Cineclube Natal reúne cinco curtas que tratam da memória, da identidade e do urbanismo na cidade
29/04/2024 às 13:54
Cajueiro, Parque das Dunas e PEMP funcionam normalmente na quarta-feira (1º)
Os equipamentos são opções de lazer para população e turistas.
29/04/2024 às 13:46
Reizo – Documentário sobre Boi de Reis no RN tem pré-estreia nesta terça em Natal
Documentário Reizo será exibido em pré-estreia em Natal, nesta terça-feira 30 às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, como parte do evento Abril das Artes. Entrada é gratuita.
29/04/2024 às 13:30
Talentos potiguares se destacam no Festival do Industriário 2024 no Teatro Alberto Maranhão 
Etapa semifinal do Festival do Industriário 2024 aconteceu no sábado 27 e anunciou os finalistas do Polo Natal
29/04/2024 às 13:20
Sonho milionário: ex-BBBs se queixam da falta de oportunidade após reality
Quase duas semanas após o fim do BBB 24, ex-participantes utilizaram as redes sociais para expor dificuldades
27/04/2024 às 16:45
Moisés Loureiro é destaque na programação do Natal Comedy deste domingo 28
Ator, roteirista e publicitário, Moisés Loureiro irá mesclar andanças pessoais e profissionais que se tornam uma grande comédia no palco
27/04/2024 às 10:41
Ecopraça leva programação cultural ao bairro Potengi neste domingo 28
A praça Iapissara Aguiar será palco das ações, a partir das 15h
26/04/2024 às 17:20
Turismo Social do Sesc lança pacote com destinos pernambucanos
Gravatá e o distrito de Serra Negra, em Bezerros, são as próximas localidades a serem visitadas em maio
26/04/2024 às 17:10
Senac RN realiza oficinas gastronômicas na Semana Criativa de São Miguel do Gostoso 
Senac RN irá realizar neste sábado 27 oficinas gastronômicas durante a Semana Criativa de São Miguel do Gostoso
26/04/2024 às 17:00
Padre Fábio de Melo é atração confirmada Festa de Sant’Ana de Caicó
Anúncio do show do Padre Fábio de Melo foi feito na manhã desta sexta-feira 26
26/04/2024 às 16:31
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.