BUSCAR
BUSCAR
Oeste potiguar
Em Caraúbas, 11 tremores de terra são registrados em menos de 3 dias
O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), do Departamento de Geofísica (DGEF),registrou 11 tremores de terra no município de Caraúbas, localizado no Oeste potiguar, sendo nove ao longo do último fim de semana, somados à outros dois nesta segunda-feira 22
Redação
23/02/2021 | 00:16

De acordo com o Coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Farias do Nascimento, o que pode estar provocando os abalos na região é a reativação de uma falha geológica.

“Acreditamos que, assim como em outras regiões do Brasil, se trata de alguma falha geológica que está sendo reativada em Caraúbas, não sabemos exatamente a profundidade desses eventos, mas acreditamos que são de cinco a seis quilômetros na região. Ainda não conseguimos prever como será a evolução dessa sismicidade, quando e onde vai acontecer”, detalhou.

O comerciante Pedro Costa, de 26 anos, morador da cidade, sentiu os tremores enquanto tomava banho em casa e ficou assustado. “Eu senti os tremores e saí rapidamente do banheiro, pensei até que fosse o barulho da pedreira que tem aqui na cidade, mas percebi que não era porque os objetos da casa e os móveis estavam balançando. Esses tremores estão acontecendo mais vezes desde o ano passado aqui e pra mim esse foi o mais forte”, contou.

A caraubense Lídia Geovana, de 22 anos, dona de uma pizzaria na cidade, também relatou à reportagem que sentiu os tremores e que na casa de alguns vizinhos o teto das casas estremeceu.

“Eu ainda estava no trabalho, senti um pouco o tremor, mas minha mãe sentiu mais, enquanto descansava na varanda de casa, às 10h. Parecia que alguém estava batendo nas paredes e eu ouvi alguns moradores aqui dizendo que as telhas do teto também tremeram muito”, disse.

De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), neste fim de semana foram registrados dez tremores de terra, mais um nesta segunda 22 na região. O primeiro ocorreu no sábado 20, às 16h18, de magnitude preliminar 2.3 mR.

Já no domingo 21, três tremores foram registrados na madrugada pelas estações da rede sismográfica RSISNE e mais cinco durante o dia e a noite. Nesta segunda-feira 22, outros dois tremores foram identificados.

O primeiro tremor do domingo, de magnitude preliminar 2.3 mR, ocorreu às 02h08. Logo em seguida, às 2h51 outro tremor foi registrado, desta vez de magnitude preliminar 2.1 mR. Minutos depois, às 3h26 um novo tremor de magnitude preliminar 2.2 mR também ocorreu na região.

Após os primeiros eventos da madrugada do domingo, mais cinco tremores foram registrados na região de Caraúbas pelo Laboratório Sismológico da UFRN. Eles aconteceram às 10h33 (magnitude preliminar 2.5 mR) às 10h46 (magnitude preliminar 1.1 mR) e o último às 11h15,(magnitude preliminar 1.4 mR), em seguida às 11h15 (1.4 mR) e no início da noite às 18h41 (1.7 mR). O décimo abalo sísmico, aconteceu na madrugada desta segunda (22), às 02h15 (1.9 mR), já o último aconteceu às 16h14 (2.4 mR).

Segundo informações dos próprios moradores do município, várias pessoas chegaram a sentir os eventos do domingo 21. Na imagem, os círculos brancos indicam as localidades que relataram sentir alguns ou todos os eventos. Todas as informações já foram repassadas para o coordenador da Defesa Civil do município, segundo o LabSis.

O Laboratório Sismológico reforça que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica em Caraúbas, no Rio Grande do Norte e também na região Nordeste do país.

Conforme o coordenador de proteção e defesa civil de Caraúbas, Ricardo Adriano do Nascimento, apesar das ocorrências dos 11 tremores, não há danificação de edifícios e a população está sendo informada dos abalos. A Defesa Civil afirmou que está sempre em contato com o laboratório sismológico da UFRN e também confirmou ao Agora que, de acordo com a prefeitura de Caraúbas, em breve uma equipe do LabSis deve comparecer à cidade.

“Essa equipe deve instalar estações sismográficas, que poderão avaliar com precisão os epicentros desses abalos, as localidades mais precisas”, acrescentou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.