BUSCAR
BUSCAR
Disputa

Eleição no América: Hermano Morais espera disputa limpa e democrática

Ex-presidente do América critica resultados desportivos da atual gestão, adianta que pretende implantar gestão com transparência e divulgar contas mensalmente
Douglas Lemos
17/10/2023 | 00:02

A eleição no América se aproxima cada vez mais. Dia 26 de outubro o América terá pela frente o pleito eleitoral que definirá o presidente do clube para o biênio 2023-2025. Em oposição ao atual presidente, Souza, está Hermano Morais, que já foi presidente do clube alvirrubro. Com Francisco Sobrinho como vice, os candidatos da Chapa 1 prometem gestão com transparência e divulgação mensal das contas do clube. Ele inclusive criticou os resultados em campo do atual mandato, que acumulou descenso para a Série D mesmo com acesso para Série C e título potiguar em 2023.

Em entrevista ao AGORA RN, Hermano Morais disse que se sente confiante e que quer tornar o América um clube mais forte e ter melhores resultados. “A minha expectativa é positiva, que as eleições transcorram de forma democrática, onde cada chapa apresente as suas propostas e que, ao final, apurados os votos, se respeite o resultado”, comentou.

Hermano Morais é candidato de oposição à presidência em eleição no América
Hermano Morais é candidato de oposição à presidência do América

Antes das eleições, ele disse que tem conversado com conselheiros e ex-presidentes que terão direito a voto. Recentemente uma das torcidas organizadas do América ressaltou apoio ao adversário, Souza. O que, no ponto de vista de Morais, pode ser interpretado como algo natural. “Eu vejo com naturalidade. Nós estamos enfrentando um concorrente que foi ídolo de todos nós enquanto jogava futebol e pelo qual temos maior respeito, seja como atleta, seja como pessoa humana, com que nós temos divergências com relação a forma de administrar o América”, disse.

De acordo com Hermano Morais, nas duas vezes em que esteve à frente do clube, não teve um mandato completo. Uma das vezes, pelo projeto de concorrer a um carro eletivo, nas eleições de 2016. Agora, quer aproveitar o mandato para monitorar de perto o contrato com a Hype. “Cabendo o América como sócio minoritário, temos apenas 20% das ações, [pretendo] acompanhar de perto essa nova realidade, contribuindo naquilo que for possível e fiscalizando o cumprimento fiel dos contratos”, adiantou.

Candidato à Eleição no América critica condução da SAF

Ele também criticou a forma como a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi discutida no clube.

“Poderia ter conduzido melhor a discussão da constituição da SAF, desde a apresentação da proposta original, que era muito inferior à que foi aprovada. E que só foi melhorada porque no ângulo do Conselho Deliberativo foi designada uma comissão que negociou melhor pelo América e poderia ter sido melhor se não fosse a pressão, inclusive, de integrantes da atual gestão para se assinar o contrato com muita urgência”, argumentou.

Como modelo de gestão, o candidato anunciou que pretende divulgar de forma mensal detalhes das finanças do clube. “Temos o propósito também de sanear financeiramente o América, não sabemos como vamos encontrar a situação financeira da América, pretendemos, como diz já o nome da nossa chapa, “Gestão com transparência”, fazer a divulgação mensal das nossas receitas e despesas, o que hoje não acontece. Nós não sabemos qual é a realidade financeira do América hoje, mas vamos fazer dessa maneira”, projetou.

Em relação ao mandato de Souza, o candidato à eleição no América avaliou a gestão como falha, em virtude do rebaixamento para a Série D.

“Embora a torcida estivesse presente, e lá nós estávamos também com a torcedores, garantindo melhor presença de público na Série C, o América, que no início do campeonato e pelo anúncio de tantas contratações, se imaginava um bom desempenho. Terminou uma campanha que teve um resultado muito negativo. Então, a América, no lugar de ir para a série B ou no mínimo permanecer na série C, caiu novamente para a série D. É por isso que nós entendemos que houve falhas na condução da atual gestão, especialmente nesse último ano”, avaliou.

Caso seja derrotado, Morais deixou claro que o clima é de união em prol do clube.

“Eu prego desde já a união. Nós estamos numa disputa democrática, uma demonstração de vitalidade do nosso clube. É verdade que faz tempo que não tínhamos uma disputa, mas é natural que isso aconteça dentro da vida do clube. E as duas chapas, o presidente atual, Souza, repito, é uma pessoa por quem tem muita estima pessoal, mas sou crítico da sua gestão, especialmente do seu final de gestão, ele tem todo o direito de disputar, como nós também, legitimamente, colocamos os nossos nomes e as nossas propostas para avaliação”, finalizou.

Natal recebe segunda edição do JUBs Atléticas
Competição conta contará mais de 2 mil pessoas de mais de 60 atléticas
21/05/2024 às 17:54
Brasileiras garantem cinco pódios, 2 de ouro, no Mundial Paralímpico
País ocupa 2ª posição no quadro de medalhas, atrás da China
21/05/2024 às 17:39
Dorival chama mais três jogadores para seleção brasileira na Copa América
Bremer, Éderson (foto) e Pepê se juntam aos 23 atletas já convocados
20/05/2024 às 15:00
RN recebe campeões olímpicos para formação esportiva
Evento contará com palestras ministradas por embaixadores do Comitê Brasileiro de Clubes
20/05/2024 às 10:45
ABC goleia o Ferroviário e sai da zona de rebaixamento
Alvinegro domina partida em Fortaleza e garante resultado expressivo na competição nacional
20/05/2024 às 07:56
Judô: Michel Augusto se garante nos Jogos Olímpicos de Paris
Atleta de 19 anos alcançou classificação no Mundial de Abu Dhabi
19/05/2024 às 17:24
Brasil encerra 1ª semana da LNF com aproveitamento perfeito
Seleção brasileira bateu a Sérvia por 3 sets a 0 neste domingo
19/05/2024 às 16:27
América encara Potiguar de Mossoró pela Série D do Brasileirão neste domingo 19
Partida acontece às 18h no gramado da Arena das Dunas
19/05/2024 às 16:02
Sebastian Vettel guia carro histórico em nova homenagem a Ayrton Senna; veja vídeo
McLaren MP4/8 foi conduzido pelo alemão em manhã de emoção no autódromo de Ímola
19/05/2024 às 14:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.