BUSCAR
BUSCAR
Iniciativa
E-book produzido pela UFRN ensina receitas culinárias inspiradas em contos infantis
Cada receita também é acompanhada de imagens que mostram o preparo final. O livro também traz dicas de como fazer as crianças participarem das atividades na cozinha, de como higienizar as mãos e os alimentos
Redação
20/10/2020 | 08:15

Levar para a culinária a cultura dos contos clássicos infantis e fazer com que o ato de preparar alimentos resulte em uma comida afetiva. Essa é a ideia por trás da produção do e-book Era uma vez…Receitas encantadas da cozinha da nossa escola para a cozinha da sua casa. A publicação está disponível em formato digital, o que facilita o acesso, a consulta e o compartilhamento, e pode ser acessada neste link.

O material foi produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Departamento de Nutrição (DNUT) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Núcleo de Educação da Infância (NEI). Fizeram parte da equipe que elaborou a publicação a professora Thayse Hanne (Facisa, DNUT/UFRN), a nutricionista Juliana Morais (NEI/UFRN) e a aluna Byanca Rodrigues, do curso de Nutrição.

e-book, contendo 97 páginas, apresenta várias sugestões de receitas nutricionalmente balanceadas para a alimentação de crianças e que fazem parte do cardápio da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN/NEI).O conteúdo é apresentado em linguagem simples, com indicação de ingredientes, modo de preparo e informação nutricional.

Cada receita também é acompanhada de imagens que mostram o preparo final. O livro também traz dicas de como fazer as crianças participarem das atividades na cozinha, de como higienizar as mãos e os alimentos.

Cada grupo de receitas faz alusão a uma história da literatura infantil. A Bela e a Fera contextualiza a preparação de um suchá de limão com capim-santo. A Pequena Vendedora de Fósforos vai inspirar a preparação de bebidas que aquecem em dias frios, como um chocolate quente, um cappuccino caseiro ou até mesmo um cachorro-quente. Enquanto a imaginação percorre as aventuras de Cinderela, na cozinha se prepara snacks de semente de abóbora. Com Chapeuzinho Vermelho, não poderia ser diferente: a  narrativa é complementada com uma receita de salada de frutas ou um sanduíche natural.

A professora Thayse Hanne explica que esse trabalho teve início a partir de uma proposta de tornar mais lúdica e atraente as atividades de educação alimentar e nutrição para os alunos do NEI.

“Mas a partir da leitura de um artigo científico e da situação de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, a proposta tomou um novo direcionamento. E surgiu a ideia de unir os clássicos infantis às receitas da escola na perspectiva do conceito de Comfort Food, que remete para uma comida afetiva, que traz memórias e sentimentos relacionados aos alimentos”, conclui

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.