BUSCAR
BUSCAR
Simone Silva
Duas categorias mandam em Natal: os empresários de ônibus e os donos de postos de combustíveis
Confira a coluna de Simone Silva desta sexta-feira 27
Simone Silva
27/05/2022 | 12:11

UM MAR DE ARTE
A super chuva que castigou Natal na última terça não foi capaz de espantar os apaixonados por arte, da Pinacoteca Potiguar, ocasião no qual o multiartista Sérgio Azevedo Oliveira, o Azol, abriu sua exposição, cujo nome não poderia ser mais apropriada para a noite: “O Sertão Virou Mar”. As encantadoras fotomontagens surpreenderam os visitantes, admiradores e os muitos amigos que foram ao local. Com uma estética única, que exprime toda força e raiz nordestina, ele apresenta nas mais de 40 telas um interior peculiar, um regionalismo autoral nas imagens de igrejas, casarões, vaqueiros, fauna do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia. Antes do vernissage, uma palestra especial para convidados, ministrada pelo curador da mostra, Marcus de Lontra Costa. Manoel Onofre Neto, Isaura Amélia, Celina Bezerra, Yasha Barros, Ivan Lira, Ângela Almeida, André de Paula, Arthur Dutra, Gorete Tito, Ítalo Trindade, Gutinho Tinoco, Lalinha Barros e Elza Bezerra Cirne foram alguns dos que por lá passaram. Lembrando que a exposição fica aberta ao público de forma gratuita até o próximo dia 24 de julho.

ÔNIBUS E GASOLINA
Duas categorias mandam em Natal: os empresários de ônibus e os donos de postos de combustíveis. Sem generalizar – tenho ótimos amigos em ambos os ambientes – mas o modo como a população vem sendo submetida aos mandos e desmandos destes segmentos é inacreditável. O transporte público beira a vergonha, com ônibus velhos, lotados e agora constantes retiradas de linhas, sob a justificativa da baixa no número de passageiros. Se antes da pandemia o sistema já não era suficiente ou efetivo, imagine agora com menos veículos rodando. Os postos são outra indignidade, com a padronização de valores e aumentos como o desta semana, feitos sem qualquer sinal de programação ou anuncio pela Petrobras. Os preços nas bombas chegaram a R$ 8,20. A razão, dizem, é a falta do produto no mercado interno e o fim das promoções, oi? É preciso valorizar sim os empresários que geram empregos, o que não é fácil neste país, porém não se pode passar a mão na cabeça diante de alguns absurdos. Eles têm que ter lucro sim, mas oferecendo o mínimo de dignidade e honestidade aos clientes. Por muito menos já formos as ruas.

CHEGOU A HORA
Júlia Arruda pode enfim deixar as cadeiras da Câmara Municipal para novos e altos vôos. Lançou definitivamente sua candidatura à deputada estadual com campanha idealizado pelo marido, o publicitário Renato Quaresma. Ela cumpre o quatro mandato na Casa do Povo e recentemente ocupou o cargo de secretária estadual das mulheres e minorias, bandeiras que defende, além da proteção de crianças e adolescentes. Já havia dispensado outros convites para chapas majoritárias.“Minha candidatura é fruto de uma construção e projeto coletivo. Ouvi comunidades, partidos e aliados”, disse. Júlia é publicitária e filiada ao Partido Comunista do Brasil.

PARA AJUDAR ASSIS
Continuam para ajudar o artista plástico Assis Marinho, em tratamento de saúde e contra o alcoolismo. Os também artistas Pedro Mendes, Mirabô Dantas, Rodolfo Amaral e Manu de Olinda se reúnem em show beneficente, das 15 às 18h do próximo domingo, na praia dos Artistas, em frente ao Chaplin. Assis é um dos grandes das artes plásticas deste RN, possui telas belas com imagens barrocas e do sertão em giz de cera, aquarela ou óleo.

DO SERIDÓ PARA NATAL
Alana Fernandes de Morais e Adler Canuto abriram em Natal uma loja da Cor & Piso, voltada ao mercado da construção civil, um sonho que começou em Caicó e chegou à capital. Especialistas em acabamentos para obras fornecendo pisos, metais, louças e revestimentos, atuam desde 2015 com forte presença no Seridó e interior da Paraíba.

DEU PRAINHA
Claudia Leitte levou o clima litorâneo da Bahia para um condomínio de luxo, no interior de São Paulo, onde gravou o DVD Prainha da Claudinha, que celebra seus 20 anos de carreira. A potiguar e herdeira da Destaque promoções, Roberta Duarte, esteve entre as convidadas do evento. O projeto tem quatro músicas inéditas e contou com a participação das cantoras paraibanas Juliette Freire e Lucy Alves, que entoaram músicas novas, feitas especialmente para o trabalho.

DOMÍNIO DO INSTAGRAM
Segundo relatório “Tendências e Comportamentos Digitais 2022” o Instagram é a rede social líder em engajamento nas plataformas digitais, se destaca com maior share de ações e de comentários. Entre as 9 bilhões de interações, a rede foi responsável por 68% do share de ações e respondeu por 50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas – crescimento de 52% em relação ao último ano. A análise mostra, ainda, que o acesso a redes sociais cresceu 31% em 2021 e que os brasileiros contabilizam mais 13,4 bilhões de ações nestes canais. O número de pessoas acima de 18 anos conectadas no País chegou a 131,8 milhões no primeiro trimestre de 2021 – alta de mais de 4% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando eram 126,5 milhões. As movimentações dos usuários de maneira geral registraram um aumento de 31% durante o ano de 2021, chegando à marca de 13,4 bilhões. Também foram contabilizados mais de 9,8 milhões de conteúdos produzidos, 19% acima da média de 2020.

#DESTAQUE
O Festival Literário de São Miguel do Gostoso está em sua segunda edição – a primeira em formato presencial – reunindo 56 autores em 26 lançamentos de livros. Começa hoje e vai até domingo naquele que é considerado o terceiro destino turístico do estado. O homem por tem do evento é o pedagogo e jornalista HELDENE SANTOS, 41, um quase nativo. Nasceu no Rio de Janeiro e com menos de dois anos veio com a família morar neste pedaço do litoral Norte. O objetivo do FLIGOSTOSO é dar visibilidade e espaço aos autores norte-rio grandenses, possibilitar o contato dos nativos da praia com as publicações feitas no estado. “Apesar do curto período o que o festival trás de mais importante é essa conexão entre escritores e pessoas que gostam de literatura de alguma forma”, diz @heldenesantos

BOAS E CURTAS
O caminhão do Cine Boti, leia-se O Boticário, chega hoje a Ceará-Mirim e amanhã a São Miguel do Gostoso, levando sessões de cinema gratuitas. O filme em cartaz será o longa “O Date Perfeito”, sempre às 17h.

Videoclipes produzidos no Rio Grande do Norte a partir de 2020 por artistas potiguares poderão participar de um festival promovido dias 16/17 de setembro, na Praia de Pipa, dentro da programação do Pipa MPB Fest.

Amanhã,a partir das 17h, tem Samba do Effó avisam as meninas Lili Rêgo e Tanize Lima. A atração não podia ser melhor: a voz potente e macia de Berthone Oliveira. Melhor se fizer reserva de mesa.

O cantor e compositor potiguar Diogo das Virgens se apresenta no próximo Domingo na Arena, no pátio externo do estádio. Entra em cena no palco principal, às 18h30, logo após as apresentações do Fitdance.

Leitores de livros digitais proprietários de um Kindle antigo receberam a má notícia que modelos do dispositivo da 5ª geração e anteriores vão perder o suporte da Amazon e deixarão de ser atualizados a partir de agosto.

HAPPY BIRTHDAY
Cristiano Medeiros, Michele Gomes, Nerialba Rodrigues, Roberto Miranda, Renato Lisboa, Arline Almeida e Tânia Leiros

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.