BUSCAR
BUSCAR
Economia

Celebração do Dia Nacional do Café no Sebrae destaca tradição e sabores do RN

Sebrae-RN reúne baristas e especialistas para uma série de eventos em comemoração ao dia do café, incluindo degustações e palestras
Redação
24/05/2024 | 14:59

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Café, uma data que homenageia uma das bebidas mais emblemáticas do país e marca o início da colheita nas regiões produtoras. Em reconhecimento à importância histórica, econômica e cultural do café, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) organizou uma série de atividades especiais para o Coffee Day, estendendo-se até o dia 27 de maio.

O evento ocorre em todas as agências, inclusive na loja do empreendedor na Zona Norte de Natal, onde o público poderá desfrutar de degustações guiadas por baristas potiguares, proporcionando uma experiência única e educativa sobre os diversos sabores e métodos de preparo do café.

17c489d5 caa4 465b 98c3 1761c70810e1 p14760 cover image resized
Programação especial celebra o Dia Nacional do Café na sede do Sebrae-RN, em Natal - Foto: divulgação
932f2e10 2c72 426b 931d dddad10bb261

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, visitou a exposição e destacou a iniciativa como uma importante ação de valorização do ecossistema do café no estado.

“O Rio Grande do Norte também é um produtor de café, e nós temos experiências valiosas para compartilhar. Hoje, o Sebrae abriu suas portas para mostrar o que é o café terroir, o café que carrega o sabor da nossa terra e do nosso povo. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com os pequenos negócios,” destacou Itamar.

Um dos expositores do evento é o barista e produtor do Café Jaçanã, Diogo Castro. Nucleado do RN Coffee, ele mantém a tradição de três gerações de sua família na produção de café.

Recentemente integrada ao núcleo de café do Sebrae-RN, a barista Ana Luísa de Souza, também expõe sua expertise e paixão pelo café. “Hoje é um dia especial, pois celebramos tanto o Dia Nacional do Café quanto o Dia do Barista. Ficamos felizes em ver como o público está cada vez mais interessado em descobrir mais sobre os processos do café, desde a sua produção até chegar na xícara. Aqui no Sebrae, estamos apresentando uma seleção de cafés especiais e combinações deliciosas como queijo com café. Nossa expectativa é atrair muitos visitantes interessados em conhecer as diversas cafeterias e empreendimentos que participam do Coffee Day.”

De acordo com gestor do Programa AgroNordeste no RN, Elton Alves, o Coffee Day tem proporcionado uma experiência extremamente positiva. “Estamos apresentando uma experiência única do café, seja na Sala do Empreendedor, na loja de empreendedores ou na agência regional do Sebrae. Isso tem atraído um público diversificado e reafirmado a importância do ritual do café, desde sua preparação até o consumo, unindo as pessoas através desta cultura,” explicou Elton. Ele destacou que a iniciativa demonstrou claramente que os consumidores estão prontos para apreciar um café de alta qualidade, puro, que proporciona uma experiência sensorial completa sem a necessidade de açúcar.

Além da degustação que acontece apenas nesta sexta-feira (24), uma exposição especial apresenta até o dia 27 maio os variados métodos de preparo do café, com a participação do Observatório do Café e outros parceiros.

Seminário Técnico

Encerrando a programação no dia 27 de maio acontece um seminário com palestras, lançamentos e painéis com especialistas renomados no setor. Entre os destaques estão a palestra “RN Coffee – Programa Empreender” por Rivânia Oliveira, o lançamento do “Queijo com Café” em parceria com a Empreleite e RN Coffee, e um painel moderado pela consultora e especialista Adriana Lucena, que explorará a harmonização de café e queijo com a participação de Paolo Passariello e Soninha Benevides.

Empresário e cafeólogo com grande experiência no setor Edgard Bressani, será o responsável por encerrar o evento com uma palestra destacando os cafés especiais do Nordeste e a introdução dos canéforas especiais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14
Polícia Civil devolve mais de 100 celulares recuperados em Parnamirim
A "Operação Greed", que ainda está em andamento, recuperou cerca de 200 celulares em 2024
12/07/2024 às 11:41