BUSCAR
BUSCAR
ALRN

Deputados convocam Secretário da Fazenda para esclarecer atraso no pagamento de consignados dos servidores

Convocação foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), e foi aprovada por unanimidade
Redação
16/08/2023 | 14:31

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou a convocação do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. O gestor precisará comparecer a uma reunião do colegiado para esclarecer questionamentos em torno do atraso no pagamento dos empréstimos consignados dos servidores.

A convocação foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), e foi aprovada por unanimidade. O parlamentar explicou que um requerimento com pedido de informações sobre o assunto já havia sido encaminhado ao Governo, mas que continuava sem respostas mesmo após seguidos apelos feitos ao secretário.

Deputados convocam Secretário da Fazenda para esclarecer atraso no pagamento de consignados dos servidores - Foto: José Aldenir/Agora RN
Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier - Foto: José Aldenir/Agora RN

“Nós aguardamos respostas dos ofícios para evitar uma convocação. Estamos questionando a ausência do repasse dos consignados por parte do governo, a negociação dos valores pendentes e considerando informações graves que reportam ausência de repasse. A Assembleia tem buscado desde março informações oficiais e consolidadas sobre o cumprimento desses pagamentos. São situações que têm causado prejuízo aos servidores. Como não foram cumpridas as solicitações da Comissão, não há outra resposta regimental a não ser a convocação do secretário”, disse Luiz Eduardo.

Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública - Foto: ALRN
Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública – Foto: ALRN

Além disso, a Comissão de Administração também aprovou um requerimento com pedido de informações endereçado à Secretaria Estadual da Fazenda, por iniciativa do deputado estadual coronel Azevedo (PL). Neste documento, os parlamentares solicitam informações em torno do valor total da dívida do Estado atualmente e quem são os credores com os respectivos valores a receber de cada um.

Os parlamentares também aprovaram uma série de projetos que aguardavam aval da Comissão. O primeiro, inclusive, de autoria do Governo do Estado. O projeto que institui a Política Estadual de Assistência Social do RN e dispõe sobre a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, duas matérias de autoria da deputada Divaneide Basílio (PT) passaram pela Comissão. A primeira, institui o Programa de Atenção e Enfrentamento da Depressão aos Cidadãos LGBTQIA+, e a segunda proíbe práticas discriminatórias que impeçam ou dificultem a doação de sangue pela população LGBTQIA+.

Por proposição do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), foi aprovado o projeto que dispõe sobre a fixação de penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas em agentes públicos que discriminem as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Comissão também deu aval a projeto de Coronel Azevedo (PL) que concede isenção do pagamento das taxas e custas relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos servidores públicos do Estado, dos quais seja exigido o documento para exercício das funções. A última matéria aprovada, de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), dispõe sobre a prioridade de atendimento de pessoas transplantadas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do RN.

Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE
Ministro Alexandre de Moraes deixa a corte eleitoral em junho
16/05/2024 às 18:44
Rogério Marinho é absolvido de acusação de abuso de poder político nas eleições de 2022
Apesar da decisão do TRE-RN em favor do senador, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
16/05/2024 às 18:21
Quadro de erisipela de Bolsonaro está controlado, aponta boletim médico
Bolsonaro está no último dia de tratamento com antibioticoterapia endovenosa, administrada diretamente na veia
16/05/2024 às 17:53
‘A gente está atrasado há décadas’, diz Styvenson ao defender castração química
Senador potiguar é autor de projeto de lei a favor da penalidade que tramita na CCJ
16/05/2024 às 17:51
TSE retoma na terça-feira julgamento sobre cassação de Moro
Plenário começou a analisar recursos contra decisão do TRE do Paraná
16/05/2024 às 13:14
V Encontro de Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos acontece em 24 de maio
Evento promete uma programação intensa e relevante para o campo jurídico
16/05/2024 às 08:15
Comissão de Saúde recebe diretor da Unicat para debater distribuição de medicamentos
Ralfo Cavalcanti Medeiros ressaltou que estoque de remédios da Unicat melhorou, mas que ainda há dificuldades
16/05/2024 às 07:52
Assembleia lança livro História Legislativa dos Municípios do RN durante evento da Femurn
Com pesquisa feita por oito anos, livro trata do nascimento das cidades potiguares
16/05/2024 às 07:45
Política de Educação em Tempo Integral na rede pública do RN visa reduzir evasão
Projeto de Lei já foi aprovado pelas Comissões da Assembleia e aguarda votação em plenário
16/05/2024 às 07:38
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.