BUSCAR
BUSCAR
Pleito
De perfil articulador, Paulinho Freire caminha para ser eleito na Fecam RN
Presidente da Câmara Municipal de Natal deve ser confirmado na próxima sexta-feira 26 como o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam), que representa os legislativos de todo o Estado
Redação
23/02/2021 | 02:30

O vereador Paulinho Freire (PDT), presidente da Câmara Municipal de Natal, deverá ser eleito na próxima sexta-feira 26 o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN).
A eleição acontecerá pela manhã. Terão direito a voto todos os dirigentes dos legislativos filiados e os ex-presidentes da entidade. A chapa encabeçada por Paulinho Freire reúne dirigentes de todas as regiões potiguares.

Não é a primeira vez que Paulinho Freire concorre ao cargo. Entre 2019 e 2020, inclusive, ele foi presidente da entidade após ter sido escolhido em uma eleição tranquila. Agora, ele deverá voltar ao posto em um pleito que deve ser quase uma aclamação, assim como da última vez.

A candidatura para a presidência da Fecam atende a apelos de lideranças políticas de diversas regiões do Esatdo. Ex-presidente da federação, Paulinho Freire não pretendia concorrer novamente ao cargo, mas foi convencido de que poderia desempenhar bom trabalho em uma nova gestão.

A Fecam representa as câmaras municipais do Rio Grande do Norte, defendendo seus interesses e os dos municípios. Além disso, a entidade pode atuar prestando assistência aos legislativos, principalmente através de capacitações.

“A gente sabe que existe muita dificuldade das câmaras pequenas, nas assessorias. Vamos reforçar essa assessoria aqui para dar mais qualificação para que a gente possa ter segurança jurídica nos atos das câmaras municipais”, disse Paulinho Freire ao assumir a presidência da entidade em 2019. Depois dali, a Fecam passou a oferecer aos filiados assistência para diversas áreas, especialmente para as Casas Legislativas de menor estrutura e recursos.

ARTICULAÇÃO

Cumprindo o sexto mandato de vereador em Natal e recém-reconduzido à presidência da Câmara Municipal, Paulinho Freire está na política há quase três décadas.

De perfil articulador, o pedetista exerceu diversos cargos nos últimos 30 anos, chegando a ser deputado estadual e vice-prefeito de Natal.
Apesar da experiência, é considerado um político “em ascensão” no Estado e é conhecido pelo bom trânsito entre os diversos setores da política e da classe empresarial. Atualmente filiado ao PDT, tem também afinidade com o PSDB, partido ao qual foi filiado até o ano passado. É ligado politicamente ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira.
Na nova candidatura para a presidência da Fecam, conta com o apoio de lideranças de todos os recantos do Estado.

Articulações dos presidentes das Câmaras de Olho d’Água do Borges (Jéssica Queiroga), Janduís (Arthur Barbosa) e Messias Targino (Juscelino), além do presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (Uvern), Bruno Melo, ganharam adesões no Alto, Médio e Oeste Potiguar.

No Seridó, um grupo que reúne a maioria dos votantes é articulado por Dr. Alyson Oliveira de Parelhas, Itan Lobo de Cruzeta e Ivanildo do Hospital de Caicó, além de Ronaltty Neri de Jardim do Seridó. No Agreste Potiguar, Mourinha (Tibau do Sul), Fagner de Irmã Maria (Monte Alegre), Toninho Madeiro (Baia Formosa, Maria Fernanda (Espírito Santo), Gelson (Nova Cruz), entre outros, estão empenhados.

No Trairi e Vale do Açu, além do Potengi, também os trabalhos estão em alta. Paulinho Freire também conta com a maioria nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte, Salineira e Costa Branca. Na região Central, reforços e adesões foram recebidas nos últimos dias.

Paulinho Freire lidera até entre os ex-presidentes da entidade. O deputado estadual Albert Dickson (Pros), que foi presidente da Fecam/RN quando dirigiu a Câmara Municipal do Natal, defende a vitória de Paulinho Freire.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.