BUSCAR
BUSCAR
Literatura
Daladier Pessoa lança livro de crônicas sobre personagens que marcaram história
Livro de crônicas do escritor Daladier Pessoa Cunha Lima traz homenagens aos personagens que marcaram a história local, nacional e até internacional
Redação
15/12/2020 | 07:11

Em meio à pandemia da Covid-19, uma sincera homenagem à vida. O professor, médico e escritor Daladier Pessoa Cunha Lima decidiu escrever 80 crônicas para ressaltar e distribuir afeto aos personagens que marcaram a história local, nacional e até internacional. Além disso, o autor descreve ainda substanciais tributos para lugares, assuntos e outros fatos considerados importantes e dignos de celebração por ele.

“Lançar o livro neste atual período foi uma coincidência, mas é relevante. Mais do que nunca, devemos prestar atenção aos dias que vivemos e precisamos relembrar com carinho as pessoas que já se foram, que deixaram marcas incríveis para a sociedade. Uma das homenageadas por mim, por exemplo, é Giselda Trigueiro – uma grande amiga. Muitas pessoas somente conhecem o nome, porém, não sabem o quanto a vida dessa mulher representou para a medicina do Rio Grande do Norte. Não só para a medicina, mas também para diversas outras atividades, pois ela engrandeceu o cenário humano desta terra, com sua participação efetiva e com sua simpática presença. O único hospital de doenças infectocontagiosas do Estado tem o seu nome”, contou ao Agora RN.

O livro traz alguns outros nomes importantes no contexto local, como Hiram Diogo Fernandes, Araken Irerê Pinto, Jessione de Carvalho Lima, e Ernani Rosado. A lista também inclui Câmara Cascudo, Henrique Castriciano, Onofre Lopes e Varela Santiago.

Os confrades da Academia Norte-rio-grandense de Letras (Daladier ocupa a cadeira 3) também ganham as devidas homenagens, entre Agnelo Alves, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, José Augusto Delgado, Oswaldo Lamartine, e Dorian Gray Caldas. Os textos de Daladier ainda abordam organizações, fatos, contextos, e até mesmo a natureza da cidade, árvores e flores.

Algumas das figuras históricas favoritas do autor ganharam perfis e comentários breves, como Mozart (1756-1791), D. Pedro II, Stefan Zweig e seus sonhos, Anton Tchekhov, Dines, Wolf e Roth, Walt Whitman, Nabokov, Joseph Lister e a Rainha Vitória, o escritor O. Henry, e Thomas Mann – que ganha três crônicas, sobre a obra “A Montanha Mágica”, sobre sua mãe brasileira Julia, e sobre sua postura como “cidadão do mundo”.

O professor também resgata e faz as honras de personagens pouco lembrados, como Miss James, a professor norte-americana Leora James, que de 1917 a 1922 foi diretora da Escola Doméstica. A atuação de Miss James foi fundamental para a consolidação do projeto idealizado por Henrique Castriciano, voltado para o ensino das mulheres. O autor também narra, em outra crônica, o encontro de Miss James com Noilde Ramalho, já morando no Rio de Janeiro.

Outras homenagens demonstram a devoção do autor ao cristianismo católico, nas figuras de Dom Nivaldo Monte, Monsenhor Pedro Moura e Cardeal Eugênio de Araújo Sales. Entre relatos de viagens, passagens rápidas por Paris, a basílica de Sacré-Couer, e Bolonha. Entre as instituições, honras ao clube internacional de serviço Rotary, o velho Crutac (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária) de Santa Cruz, os 20 anos de UNI-RN/FARN, e a Liga Contra o Câncer. O livro não teve lançamento por causa da Covid-19, mas em breve estará à venda na Amazon.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.