BUSCAR
BUSCAR
Audiovisual
Curta-metragem “Rosa de Aroeira” participará de Mostra em Los Angeles
Curta-metragem potiguar participa de festival em Los Angeles. Filme registra a vida e o cotidiano de mulheres da Comunidade do Reduto em São Miguel do Gostoso
Redação
20/10/2020 | 05:50

O curta-metragem potiguar Rosa de Aroeira participará da Mostra Competitiva BWIE no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado atualmente o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos. O festival, que chega à 13ª edição nos dias 21 e 25 de outubro, será realizado por meio da plataforma online Filmocracy, que permite uma interação entre os participantes por meio de vídeo e áudio.

Rosa de Aroeira é um documentário com vinte minutos de duração, roteirizado e dirigido por Mônica Mac Dowell. O filme é o primeiro trabalho audiovisual da realizadora que, com uma câmera de celular, registrou a vida e o cotidiano de um grupo de quatro mulheres residentes na comunidade do Reduto, localizada no município de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar.

Nas palavras de Andréa Mousinho, o documentário é um texto visual composto de metáforas. Por meio da lente, a roteirista e diretora aponta para a relação estreita e íntima que tem com a comunidade e com as pessoas que habitam o Reduto.

Criando, dessa forma, uma poética da imagem. A narrativa fílmica é pontuada pelo andamento das falas e pela biografia de Gracinha, Deuzuite, Neuza e Robéria, personagens da história, que, por meio das próprias vozes, tecem e costuram os fios das rendas dos respectivos tempos e cotidianos.

O filme conta com montagem de Larinha Dantas e trilha sonora original de Valéria Oliveira. Com a estreia realizada no Festival Macambira em Natal, em março deste ano, o curta também teve seleções para outros festivais como: I Mostra Latino-americana de Filmes Etnográficos da Semana de Antropologia da UFRN em outubro de 2020; Mostra SESC Ceará de Cultura; e o Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro (1º FIC RIO) – concorrendo na categoria de Melhor Documentário – com datas de exibição a serem definidas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.