O presidente do diretório do PL em Natal, coronel Hélio Oliveira, anunciou sua pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026. Com uma trajetória política marcada pelo ativismo conservador e pelo apoio incondicional ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele quer viabilizar sua candidatura com o aval do senador Rogério Marinho, presidente estadual da legenda.
“Nossa pré-candidatura atende a movimentos populares que há tempos pedem que eu me candidate. Eles dizem que, se não for nosso candidato, não terão motivação para a próxima eleição”, afirmou. E frisou que o Senado é fundamental para ajudar a resolver os problemas atuais do país e que sua disposição de concorrer não é um projeto pessoal, mas sim de representatividade de um grupo.

Em 2020, Hélio concorreu ao cargo de prefeito de Natal, quando obteve 9.398 votos, ficando em sexto lugar entre 14 candidatos. Agora, busca ampliar sua atuação política e aumentar a representatividade do PL no Congresso Nacional. “Rogério Marinho tem mandato até 2030, mas em 2026 precisamos fortalecer nossa bancada. Ele autorizou que eu me viabilize como candidato”, afirmou.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa no início do mês mostrou o presidente do PL em Natal com 10% das intenções de voto para o Senado. “Fui citado na maioria dos 57 municípios onde a pesquisa foi realizada. É um sentimento de gratidão”, disse.
Apesar de concorrer com nomes de peso da oposição, como o senador Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), Hélio Oliveira acredita que a oposição tem um projeto político amplo para 2026.
“Temos condições de formar um grande projeto, conduzido com habilidade pelo senador Rogério Marinho. Precisamos de quadros preparados para disputar a eleição”, afirmou. Já sobre a disputa pelo governo do Estado, ele afirmou que Rogério é “tecnicamente, o mais preparado” para o cargo.