BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Copa Jonatha Fonseca: Torneio em Natal vai homenagear promessa do basquete que morreu aos 18 anos

O torneio ocorre nos dias 5 e 6 de julho, no Ginásio Palácio dos Esportes, na zona Leste de Natal
Redação
20/06/2025 | 11:31

Nos dias 5 e 6 de julho, o Ginásio Palácio dos Esportes, na zona Leste de Natal, será palco de um campeonato de basquete 3×3 que leva o nome de Jonatha de Lima Damasceno Fonseca, atleta potiguar que morreu aos 18 anos. A competição tem como proposta integrar o calendário oficial do esporte no Nordeste e homenagear a trajetória do jovem atleta potiguar.

Com estrutura e organização voltadas para a valorização da modalidade, a Copa 3×3 Jonatha Fonseca rememora a história do jogador. Jonatha faleceu em dezembro de 2023, aos 18 anos. Ele chegou a jogar pela Seleção Brasileira Sub-14 e Sub-16 e era considerado por técnicos, colegas e familiares como uma verdadeira promessa do esporte brasileiro.

Copa Jonatha Fonseca
Copa Jonatha Fonseca: Torneio em Natal vai homenagear promessa do basquete que morreu aos 18 anos - Foto: Reprodução

Ao longo da carreira, ele atuou por equipes como Colégio Contemporâneo, Basquete Potiguar Clube (BPC), Seleção do RN, Clube Regatas Campinas (SP), além de ter participado do NBA Academy, no México.

Podem participar equipes nas categorias U18 (17 e 18 anos), U21 (19 e 20 anos) e adulto (acima de 19 anos). Os campeões de cada categoria receberão R$ 500 como premiação, além de troféus e medalhas. Também serão reconhecidos os 3 jogadores que mais se destacarem durante o torneio. Os participantes poderão ganhar artefatos da CBB.

Os jogos serão realizados no Ginásio Palácio dos Esportes, na zona Leste de Natal, uma das melhores quadras da cidade e de fácil localização. Além disso, a Copa 3×3 Jonatha Fonseca oferecerá alojamento para equipes de fora do RN; cobertura fotográfica, telão de divulgação dos patrocinadores e a distribuição de isotônicos para os atletas.

A competição despertou interesse nas equipes locais e de fora do estado, dando destaque a ASSEJUF (AL), CRB (AL), SGA (CE), AEJC/ANSEF (PB), Dynamite (PB), Aurora (PE), SportRecife (PE) e APCEF (SE). Ao todo, até a quinta-feira 19, 11 equipes já tinham se inscrito pela plataforma de eventos da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

A Copa 3X3 Jonatha Fonseca foi idealizada pelo Basquete Potiguar Clube (BPC) e tem organização realizada pelo atleta Agnubson Oliveira (“Nubinho”). O torneio conta ainda com cerca de 30 pessoas envolvidas neste trabalho.

A Copa 3×3 Jonatha Fonseca conta com apoio da Prefeitura de Natal, do deputado federal Sargento Gonçalves, do deputado estadual Coronel Azevedo e do vereador Tenente Eliabe. Além do BPC, também apoiam a iniciativa o clube Desportivo e a Federação Norte-rio-grandense de Basquete (FNB).

As inscrições podem ser feitas até 28 junho pelo link: https://play.fiba3x3.com/events/92727b28-59be-4d1a-b705-3f9a37002627/register

Basquete 3×3

Como o nome diz, o basquete 3×3 consiste em dois times de quatro jogadores (3 titulares e 1 reserva), frente a frente, em meia quadra. A modalidade se inspirou em diversas formas de basquete de rua praticadas em todo mundo e — segundo a Federação CBB – Confederação Brasileira de Basquete (CBB) — é considerado o esporte urbano número 1 do planeta.

Também de acordo com o site da CBB, “as regras são feitas para tornar o jogo mais rápido e empolgante”. “Uma das principais forças do 3×3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens de pano de fundo. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa”, explica o site da Confederação.

A estreia do 3×3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012 foi lançado o FIBA 3×3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro. Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020.

Homenagem

O pai do atleta, João Fonseca, falou sobre o impacto da homenagem. “Como pai, apesar da saudade, essa homenagem em memória do meu filho, de certa forma nos acalenta, pois representa, exatamente, a confirmação de que educamos um jovem com tantas qualidades que tomou proporções inimagináveis, contagiando não só aos que tiveram o privilégio de conviver com ele, mas também aos que ouviram falar do seu legado”, declarou.

João também informou que há sinalização positiva de autoridades do basquete para que a Copa 3×3 Jonatha Fonseca passe a integrar oficialmente o calendário estadual da modalidade. “Essa competição será a eternização de sua contribuição para o basquete. O nosso filho só nos deu orgulho em vida e continuará dando para sempre”, afirmou.