BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Surfista potiguar Jadson André volta às competições após tratar lesão cervical sem cirurgia

Jadson retomou os treinos e confirmou presença na etapa da África do Sul do Challenger Series, que começa dia 30 de junho
Redação
20/06/2025 | 10:58

O surfista potiguar Jadson André voltou ao mar depois de um mês afastado das competições por causa de uma lesão na coluna cervical. O problema foi identificado como uma hérnia de disco com compressão de nervo, quadro que impedia o atleta até mesmo de treinar. Com o tratamento clínico, que inclui o acompanhamento do neurocirurgião e cirurgião de coluna Marco Moscatelli, aliado ao suporte de uma equipe multidisciplinar, Jadson recuperou cerca de 90% dos movimentos e se livrou das dores, sem necessidade de intervenção cirúrgica. 

“Jadson apresentou uma lesão cervical por hérnia de disco comprimindo o nervo que vai para o braço. Isso o impossibilitou de competir na etapa da Austrália. Iniciamos um tratamento com fisioterapia, medicação, fortalecimento muscular e mudanças no estilo de vida. A resposta foi excelente”, explicou o doutor Marco Moscatelli.

Surfista potiguar Jadson André volta às competições após tratar lesão cervical sem cirurgia - Foto: Divulgação
Surfista potiguar Jadson André volta às competições após tratar lesão cervical sem cirurgia - Foto: Divulgação

A rápida evolução permitiu que Jadson retomasse os treinos esta semana e confirmasse presença na etapa da África do Sul do Challenger Series, que começa nos próximos dias. “Sou muito grato ao doutor Marco, que desde o início me deu total atenção. Agradeço também a todos os outros profissionais que me acompanharam durante esse processo. A gente sabe que é uma lesão que exige cuidado, mas estamos felizes com os resultados”, afirmou Jadson.

Jadson André tem 34 anos e é um dos surfistas mais experientes do Brasil. Natural de Natal, ele ficou conhecido ao derrotar Kelly Slater em sua primeira vitória no Circuito Mundial, em 2010. Após 12 temporadas na elite do surfe, uma lesão no joelho o afastou da divisão principal em 2023. Em 2025, recebeu convite da WSL para disputar o Challenger Series, divisão de acesso, e busca o retorno ao topo do surfe mundial. “Dia 23 embarco para a África do Sul e, se tudo correr bem, na etapa da Califórnia, no fim de julho, quero estar 100%”, disse Jadson.