BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Conexão Elefante Cultural circula por onze cidades potiguares a partir deste mês
Primeira parada do Conexão acontece em Boa Saúde com atividades de 12 a 15 de agosto
Redação
09/08/2023 | 09:10

Em agosto, o Conexão Elefante Cultural coloca o pé na estrada e inicia circulação pelo Rio Grande do Norte, começando pelas cidades de Boa Saúde e Caiçara do Norte, com uma série de atividades gratuitas relacionadas à arte e educação. Ao todo, 11 municípios potiguares receberão ações do projeto.

Em Boa Saúde, na Região Agreste do estado, o grupo realiza oficinas de 12 a 15 de agosto. Na sequência, de 16 a 19, é a vez de Caiçara do Norte. O Conexão Elefante acontece em quatro etapas até novembro. Itajá, Assú, Areia Branca, Barcelona, Upanema, Baraúna, Macau e Galinhos serão as demais cidades contempladas pela iniciativa. E uma das novidades deste ano é o retorno do Conexão à capital potiguar, que desta vez, receberá ações através de uma parceria com o projeto “Ilha de Música”, desenvolvido na Comunidade da África, na Redinha.

Em todas as cidades, para as crianças, serão oferecidas oficinas lúdicas de cena e música, além de desenvolvimento emocional. Para professores e arte educadores que trabalham com crianças e adolescentes, será realizada a oficina de educação positiva. Bandas de música, corais e músicos poderão aproveitar a oficina de construção musical. Completam a programação as oficinas de reuso de materiais, elaboração de projetos, cena e audiovisual. Artistas, produtores culturais, educadores e interessados nas temáticas podem participar dessas atividades.

Além disso, cada cidade receberá a montagem de um espetáculo e uma intervenção urbana por meio da criação de um mural artístico. Projetos locais também serão selecionados para a realização de uma mentoria com apoio financeiro.

A formação será ministrada por artistas cidadãos, um elenco de profissionais especialmente selecionados para a edição de 2023 do Conexão. Entre eles estão a idealizadora do projeto, Diana Fontes (cena e elaboração de projetos), Danilo Guanais (música), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e Joana Patino (educação positiva), com a participação dos intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.

“Em julho, trabalhamos remotamente com os artistas e educadores dos municípios e agora estamos prestes a iniciar um dos momentos mais esperados: o encontro presencial, olho no olho. Ao longo de oito edições percebemos que nosso objetivo vai além de levar conhecimento; queremos empoderar aqueles que fazem arte e cidadania fora dos principais centros do Estado para que eles continuem a produzir”, compartilha Diana Fontes, idealizadora e diretora geral do Conexão Elefante. A 8ª edição do projeto Conexão Elefante Cultural conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e Dore. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

Circulação

Boa Saúde: 12 a 15 de agosto
Caiçara do Norte: 16 a 19 de agosto
Itajá: 30 de agosto a 02 de setembro
Assú: 03 a 06 de setembro
Areia Branca: 07 a 10 de setembro
Macau: 27 a 29 de setembro
Upanema: 30 de setembro a 02 de outubro
Baraúna: 03 a 05 de outubro
Barcelona: 06 a 08 de outubro
Natal – Projeto Ilha da Música: 24 a 27 de outubro
Galinhos: 09 a 12 de novembro

Para acompanhar as ações do projeto, siga @conexaoelefantecultural no Instagram.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.