BUSCAR
BUSCAR
Evento
Começam os testes para a primeira Festa do Boi virtual
Endereço eletrônico da festa agrícola estará acessível entre os dias 12 a 17 de outubro, sempre das 17 às 20 horas, exibindo palestras, apresentações culturais e leilões; abertura do evento terá participação da governadora Fátima Bezerra e da ministra da Agricultura Tereza Cristina
Redação
09/10/2020 | 05:25

Começou nesta quinta-feira 8 e deve se prolongar pelo final de semana, os testes finais para o funcionamento da plataforma criada especialmente para 58ª edição da Festa do Boi na sua inédita versão digital desde que o evento nasceu em 1962.

O endereço eletrônico da festa estará acessível entre os dias 13 a 17 de outubro, sempre das 17 às 20 horas, exibindo desde de lives de artistas sertanejos à leilões, sendo que durante a abertura oficial os organizadores prometem, além da participação da governadora Fátima Bezerra, as presenças virtuais da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e dos ministros potiguares Fábio Farias, das Comunicações, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Nesta quinta-feira, a um fim de semana do início da programação, o presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores, Marcelo Passos, falou sobre o que chamou de “missão cívica” transformar a Festa do Boi, de um evento de massa, numa programação inteiramente digital, sem perder a essência no que diz respeito ao entretenimento e negócios.

“Como não seria possível evitar aglomerações, fizemos o que foi preciso para proteger tanto a população quanto os expositores de uma pandemia que já fez milhares de vítimas pelo mundo”, afirmou Marcelo Passos.

Passos, cujo nome já estará ligado historicamente à primeira edição virtual da Festa, adiantou que todos os detalhes foram cuidadosamente pensados, junto com os tradicionais parceiros, para fazer da Festa umn acontecimento à altura das expectativas.

Um dos maiores parceiros do evento, o Sebrae, apresentará suas lives sempre às 17 horas, com densos conteúdos técnicos sobre temas como pecuária, avicultura caipira, fruticultura, apicultura, meliponicultura, produção de peixes, produção de orgânicos, ovinocaprinocultura, entre outros.

Um dos destaques será o Mercado Virtual Sebrae Terroir, cujo foco são os produtos com características eminentemente potiguares.

Expositores que já atuam nesse segmento estarão expondo em uma espécie de vitrine virtual, com todas as informações e contatos desses produtores. A cada dia será um produtor diferente e um chefe de cozinha que mostrará a inserção desse produto na gastronomia, sempre com a intermediação da chefe de cozinha e consultora Adriana Lucena.

No dia 17, a partir das 13 horas, a chefa brasileira radicada na França, Débora Pereira, conversa com queijeiros potiguares sobre produção de queijos artesanais nobres, um papo que promete ser imperdível.

No dia 12, o Circo Grock abre a programação especial para a criançada com um show em homenagem ao Dia da Criança. Dias 14, é a vez de quatro leilões transmitidos com lances virtuais. Dia 15, destaque a o leilão potiguar da raça Sindi. Dia 16, grande leilão de gado de leite da Emparn. E, dia 17, muita diversão em lives com os Brasas do Forró, Zezo, Edi Vaqueiro e Pedrinho Pegador.

Parque do povo

Criada em 1962, a história da Festa do Boi veio na esteira do nascimento do Parque de Exposições ainda em 1949, quando surgiu em Parnamirim um local de vaquejadas onde os trabalhadores rurais participavam com os seus animais.

Só em 1953, o então governador Sílvio Pedroza implantou os primeiros galpões em alvenaria e, dois anos depois, o local passou a ser conhecida como Parque de Exposições, com a primeira mostra de animais e máquinas agrícolas realizada em 1956.

Na década de 1950, sob a gestão do governador Dinarte Mariz, o espaço recebeu outras benfeitorias na estrutura, mas foi em 1961 que o então governador Aluízio Alves, ao receber sua primeira grande reforma, passou a se chamar Aristófanes Fernandes, em homenagem ao deputado constituinte potiguar. Em 1985, durante a gestão do governador José Agripino, as exposições anuais passaram a ser chamadas de Festa do Boi.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.