BUSCAR
BUSCAR
Educação

Com o pior IDEB do Brasil, vereador cobra ações de Paulinho na educação em Natal

Cláudio Custódio (PP) reconhece avanços da atual gestão, mas alerta para desafios estruturais na educação
20/02/2025 | 05:10

O vereador Cláudio Custódio (PP) relembrou que Natal registrou o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todas as capitais brasileiras nos anos iniciais do ensino fundamental, com nota de 4,6 em 2023, e cobrou ações efetivas ao prefeito Paulinho Freire (União) em busca de melhorias na educação

O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. O Indicador foi criado em 2007.

Claúdio Custódio Vereador de Natal (19)
“Nos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano, ficamos com o IDEB 4,6, o que significa o pior índice do Brasil entre as capitais”, declarou o vereador. | Foto: José Aldenir / AGORA RN

“Nos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano, ficamos com o IDEB 4,6, o que significa o pior índice do Brasil entre as capitais”, declarou o vereador. A situação é ainda mais grave nos anos finais do ensino fundamental, entre o sexto e o nono ano, quando a nota caiu para 3,5.

Cláudio Custódio também expôs o desempenho do Rio Grande do Norte no ensino médio, que alcançou um IDEB de 3,2, o pior entre os estados brasileiros. “No ensino médio, o Rio Grande do Norte tem o pior índice entre os estados da federação”, reforçou o vereador. 

Ele destacou que esses números refletem problemas estruturais graves, como escolas em condições precárias, baixos salários para os professores e os desafios enfrentados por educadores em áreas periféricas, onde a violência é constante. “É um tanto claro que o nosso estado ficou para trás na educação nacional. Isso reverbera para a qualidade da nossa mão de obra e compromete o futuro de nossas crianças”, completou.

Volta às Aulas Rede Estadual Escola Estadual Winston Churchill Alunos Novato (58)
Volta às Aulas Rede Estadual Escola Estadual Winston Churchill Alunos Novato (58)

Apesar do cenário negativo, o vereador reconheceu alguns avanços feitos pela atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Paulinho Freire. Entre os pontos positivos, Cláudio destacou o fim da fila de espera para creches, anunciado nos primeiros 50 dias da nova gestão. “A fila zero para as creches, sem dúvida alguma, é motivo de orgulho”, afirmou. 

Ele também elogiou o reajuste salarial de 6,27% concedido aos professores, que considera um sinal de abertura ao diálogo entre a prefeitura e os profissionais da educação. Outro ponto citado foi a instalação de aparelhos de ar-condicionado em salas de aula. “Quem já deu aula em uma sala sem ventilador sabe o quanto isso vai melhorar o ambiente para professores e alunos”, pontuou.

O vereador ainda mencionou a nova parceria entre a prefeitura e o Instituto Ayrton Senna como uma aposta importante para melhorar os índices educacionais da cidade. Ele explicou que o instituto usará métodos de monitoramento de desempenho escolar para identificar dificuldades específicas dos alunos. “Com ferramentas como essas, é possível perceber onde o estudante está errando, seja em matemática ou leitura, e trabalhar diretamente nesses pontos”, explicou Cláudio.

Mesmo reconhecendo os avanços, Cláudio Custódio deixou claro que os desafios da gestão de Paulinho Freire para reverter o quadro da educação pública em Natal são enormes. “O que vemos hoje é uma situação preocupante, mas também uma oportunidade para a atual gestão mostrar que é possível mudar esses números”, afirmou. 

Ele concluiu seu discurso pedindo união entre os vereadores para cobrar ações concretas que possam elevar a qualidade da educação na cidade. “Precisamos trabalhar juntos para garantir que nossos jovens tenham um futuro melhor. Esse é um desafio que Paulinho Freire terá que encarar de frente”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS