BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
Com feriadão da padroeira e pandemia em queda, Pipa volta a registrar aglomeração; VÍDEO
Ignorando recomendações para conter disseminação da Covid-19, muitos turistas passearam pela cidade sem usar máscaras e sem respeitar distanciamento social
Redação
11/10/2020 | 11:44

Confirmando as previsões anunciadas durante a semana, a Praia de Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, registrou aglomerações na noite deste sábado 10, em meio ao feriadão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O feriado prolongado começou na sexta 9 e vai até segunda 12.

Ignorando as recomendações das autoridades para conter a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, muitos turistas passearam pela cidade sem usar máscaras e sem respeitar distanciamento social.

Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram intensa movimentação nas principais vias do destino, especialmente a Avenida Baía dos Golfinhos, onde fica a maioria dos bares e restaurantes da Praia de Pipa. Nas imagens, não se vê nenhuma ação de fiscalização.

Na semana passada, a Prefeitura de Tibau do Sul – onde fica Pipa – publicou um decreto para reforçar que as aglomerações seguem proibidas no município, apesar da desaceleração dos números de contágio pela Covid-19.

Bares e restaurantes estão autorizados a abrir com a capacidade máxima, mas não podem promover aglomerações, segundo o decreto. Além disso, o decreto dispõe que as pessoas devem manter distanciamento de 1,5 m.

Pessoas sem máscara durante aglomeração em Pipa neste sábado 10 – Foto: Reprodução

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), a rede hoteleira do Estado deve registrar uma ocupação média de 85% dos leitos durante o feriadão da padroeira. Em Pipa, porém, a ocupação chega a quase 100%, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.

Até este sábado 10, segundo a prefeitura local, Tibau do Sul tinha 505 casos confirmados de Covid-19, que resultaram em 5 óbitos. Os números de contágio vêm desacelerando há várias semanas. Neste sábado, a média móvel dos últimos sete dias apontava para 43 novos casos e menos de 2 óbitos por dia.

Aglomeração no feriado da Independência

A aglomeração neste sábado acontece pouco mais de um mês depois da intensa movimentação registrada no feriadão da Independência (7 de setembro).

O Agora RN mostrou fotos e vídeos que retratavam grande circulação de pessoas sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social no destino. Nas imagens, é possível observar que a Polícia Militar estava presente, mas sem fazer intervenção para dispersar o público.

Depois dos episódios de 7 de setembro, Governo do Estado e Prefeitura de Tibau do Sul disseram que iriam reforçar a fiscalização para conter as aglomerações.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.