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Série
Com clientes da vida real, ‘Mad Men’ escancara os bastidores da publicidade e do luxo dos anos 1960
Protagonista, o ator Jon Hamm, no papel de Don Draper, é um profissional da propaganda bem sucedido. A série criada por Matthew Weiner, o mesmo de Sopranos, conta a rotina dos publicitários
Estadão
21/10/2020 | 11:00

Todas as sete temporadas da série Mad Men vão entrar no catálogo da plataforma Starzplay a partir desta quinta-feira, 22. Mais que premiada, a trama levou Globo de Ouro e Emmy com uma trama ambienta na Nova York de 1960, em meio a Era de Ouro da publicidade.

O protagonista, o ator Jon Hamm, no papel de Don Draper, é um profissional da propaganda bem sucedido. A série criada por Matthew Weiner, o mesmo de Sopranos, conta a rotina dos publicitários, desde a concepção de ideias, a disputa pelas melhores contas e as transformações históricas na mídia tradicional.

Mad Men recria com detalhes o glamour da Madison Avenue, com festas extravagantes, álcool e smokings. Até hoje, a região em Nova York é endereço de diversas agências de sucesso.

A produção que estreou em 2007 é uma boa oportunidade para acompanhar os bastidores da comunicação, que na época se resumia ao rádio, TV e a mídia impressa.

Confira três motivos para maratonar Mad Men.  

Clientes da vida real

A série retrata o trabalho dos publicitários em campanhas de marca bem conhecidas mundialmente. Kodak, Hershey’s, Jaguar e Hilton são alguns dos clientes atendidos pelo escritório Sterling Cooper Draper.

Em um episódio, Don apresenta uma ideia que não foi bem recebida. A ideia era não mostrar o ketchup da Heinz, mas apenas alimentos que iam bem como molho. Em 2017, a campanha foi aprovada. 50 anos depois.

Nova York e o mundo nos anos 1960

Dos figurinos à ambientação, Mad Men não perde a chance de citar acontecimentos reais como a morte de Marilyn Monroe (assista o video), os assassinatos do presidente dos EUA John F. Kennedy e do ativista Martin Luther King Jr., o homem pisando na Lua e o show dos Beatles em Nova York, em 1966.

O mercado profissional (e a moda) para as mulheres

O ator Jon Hamm não está sozinho. O elenco de atrizes deixa uma forte mensagem na série no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Na primeira temporada, as personagens Peggy Olson (Elisabeth Moss) e Joan Harris (Christina Hendricks) enfrentam obstáculos em um ambiente marcado pela presença masculina.

Enquanto Peggy ganha espaço na criação, Joan mostra suas aptidões para o atendimento. Os figurinos remontam o luxo da época. A repercussão da série inspirou uma coleção lançada por Michael Kors, em 2008. Confira o trailer da primeira temporada.

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