Vindo do Seridó, nascido em Caicó, mas criado em Ipueira, MARCUS FIGUEIREDO, 36, é um típico menino sonhador do interior. Em 2017 desembarcou em Natal com um projeto: apresentar em roupas o talento do Seridó e da sua região para o mundo. Assim nascia a MODA DEPEDRO, cuja principal característica é o handmade, ou seja, trabalho manual com técnicas ancestrais.
De grande apelo social, a marca potiguar idealizada do zero por ele tem grande apelo social e sustentável, com a utilização de matéria prima 100% brasileira e orgânica, além de reaproveitamento dos resíduos sólidos. O estilista coordena uma cadeia de 220 artesãs pelo interior do RN, pagando pela mão de obra preços justos. É justamente essa história que leva a marca, pela segunda vez, ao São Paulo Fashion Week. Próximo sábado, dia 4, tem desfile na mais importante semana de moda do país, que chega a edição de número 53.

O administrador de formação e estilista de vocação conta os minutos e diz nesta entrevista, em primeira mão, o que vai apresentar. “Juntei todas as referências do que vivi no Seridó para levar toda essa alma e cultura para o mundo através da moda. Minha mãe e minhas avós me inspiram. Por isso dedico meu dia-a-dia ao trabalho, pesquisas e tendências. Ver as pessoas vestindo DEPEDRO e isso gerando cada vez mais empregos no nosso estado me faz feliz”. Com vocês o super talentoso @marcusfigueiredodepedro
Como, onde e quando iniciou sua carreira profissional?
Trabalhei muito tempo no setor público, depois fui professor e então comecei a conhecer a moda através da Cia do Boné, com Sueide e Jaedson, em São José do Seridó.
Quando decidiu empreender?
Quando percebi que apenas finalizar peças de roupa não representa a alma e o talento do Seridó e do Nordeste. Percebi que podemos provar muito mais do que isso fazendo moda autêntica e autoral.
Como e quando surgiu a Moda DEPEDRO?
A marca surgiu em 2017 quando tive a ideia de construir algo com o DNA seridoense. Então pensei em roupas com bordados, crochê e elementos regionais, mas não folclórica, e sim algo que tivesse design e conceito de moda.
Porque escolheu esse nome para a marca?
O nome DEPEDRO é em homenagem ao meu Pai que se chama Francisco DE Paula e meu sobrinho que é PEDRO! Quando pensei na marca, pensei em minhas maiores referências masculinas que são meu Pai e meu sobrinho.
O que significa participar da SPFW?
Ter a DEPEDRO no SPFW que é a maior semana de moda da América Latina e uma das maiores do mundo é uma sensação indescritível de felicidade. Hoje, somos a única marca do estado a desfilar lá, mas espero em breve ter uma comitiva de marcas potiguares do SPFW. Levar a nossa moda e cultura para o mundo.
O que vai apresentar no desfile?
Vamos apresentar a coleção AUDAZ – um voo pelo sertão. Que contará a história do primeiro voo ao Seridó feita pelo então Governador Juvenal Lamartine para a cidade de Acari.
Quem é o público da DEPEDRO?
nosso público é agênero, vestimos homens com estilo, sofisticação e consciência ambiental, mas também estamos cada vez mais chegando no público feminino que gosta de exclusividade e valorizar as artes manuais e ancestralidades do Nordeste.
Qual o conceito e diferencial da marca?
O nosso conceito é vestir com estilo e representatividade. Hoje, somos uma marca handmade, com práticas sustentáveis e de impacto social. Sinto um sentimento de felicidade e satisfação vendo as pessoas vestirem a marca! Ver o nosso handmade através do crochê e dos bordados sendo reconhecido nacional e internacionalmente não tem preço.
Qual a maior lição da vida?
Não há tempestade que não passe!
O que você ainda sonha?
Não sei, acho que já realizei tanta coisa. Capa Vogue, desfilamos São Paulo Fashion Week. Talvez o que eu ainda sonhe seja que o Rio Grande do Norte se reconheça como moda autoral e valorize os artistas daqui. Somos uma potência em criatividade, mas a moda aqui anda a passos lentos.
Quais suas principais características como pessoa e como profissional?
Acredito que resiliência, calma e confiança nas pessoas ao meu redor.
O que falta e o que sobra em Natal em termos de moda?
Sobra criatividade, gente inteligente e capaz, mão de obra handmade. O que falta é apoio do poder público estadual, visto que não existe setor de moda ou algo parecido como o Ceará que faz altos investimentos em moda no estado e vem sendo uma grande potência nacional. Somos moda autoral, somos pequenos, mas somos nós que temos movimentando a moda nacional.
O natalense valoriza os estilistas locais?
Sim, valoriza! Nascemos aqui há um tempo atrás e fomos sempre muito bem recebidos pelo público de Natal e do estado todo.
EITA DANADO. A atriz potiguar Titina Medeiros está, como se diz, feliz que nem pinto no lixo, tudo porque vai contar com 15 atores nordestinos em seu novo trabalho global, Mar do Sertão, novela que substituirá Além da Ilusão na faixa das seis. A emissora promoveu essa semana um workshop para o elenco, com o intuito de explicar o conceito da história e mostrar alguns aspectos que serão abordados, como os costumes e culinária relacionados ao ambiente e à época em que o folhetim se passa, numa cidade fictícia entre Bahia, Minas Gerais e Goiás. “Isso é representatividade. Estou feliz demais em voltar as telenovelas acompanhada de tanta gente querida. Fora os que vieram do Nordeste há os que já moram no Rio”, disse Titina. A trama terá como protagonistas, Isadora Cruz, Sergio Guizé e Renato Góes.
ALMOÇO EMPREENDEDOR. A XX Convenção do Comércio e Serviços do RN foi oficialmente lançada ontem, em almoço no Chaplin. Empresários, empreendedores e imprensa compareceram em peso para ouvir Peter Kronstrom, do Kopenhagen Institute for Future Studies da América Latina, que falou sobre o futuro. As expectativas para o evento são inúmeras, principalmente devido à crise enfrentada pelo segmento em virtude da pandemia da Covid-19.
MOSSORÓ EM IRACEMA. Tem destaque do país de Mossoró na DFB Festival, um dos maiores eventos de moda da América Latina e que ocorre em Fortaleza.
George Azevedo e Danielle Porcino estão no espaço comandado pela expert Daniela Falcão, o Nordestesse. Ele com com a coleção Salto da Onça, peças pintadas à mão; ela com sua joalheria artesanal. Já o jornalista natalense Rener Oliveira cobre os desfiles e toda programação que ocorre na Praia de Iracema.

BOAS & CURTAS
A Fat Guys que já faz sucesso na Romualdo Galvão vai chegar a Petrópolis. A franquia de hambúrguer e sorvete, que acredita em açúcar e carboidratos, vai funcionar na Rua Seridó e já está em fase final de construção.
Nasceu Vicente, Nasceu Luíza. O primeiro, filho do jornalista Octávio Santiago e da empreendedora floral Larissa Soares; a segunda herdeira Da Gráfica Diplomata, neta de Denise e filha de Fernanda Lins e Marcelo Brito.
Festejando quatro anos de Petisqueria, as sócias Cecília Madruga e Sanylle Faraj agora lançam a Natú Light Food, linha de comidinhas leves, para quem busca uma vida mais saudável.
A Banda Detroit, aquela mesmo das antigas está a mil para a LIVE que vai realizar no dia 12 de junho, a partir das 17h, no seu canal no Youtube, tudo sob o comando de Munir Faraj. O repertório terá clássicos românticos.
A primeira edição de 2022 do projeto ‘Saúde no Parque’ ocorre hoje. A programação é gratuita e reúne atividades de lazer, saúde e bem-estar para todas as idades no Parque das Dunas, em Tirol, das 14h às 16h30.