A base aliada da governadora Fátima Bezerra (PT) em Natal não ficou sensibilizada com os elogios ao presidente Lula (PT) feitos pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no evento do PAC nesta semana, na presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Renan Filho (Transportes). Os vereadores ligados à esquerda fizeram esta semana um protesto na Câmara Municipal do Natal junto com professores. Querem a derrubada do PLC 19/23, que altera a carreira do magistério da categoria.
Na terça-feira 17, para completar, a Câmara Municipal de Natal aprovou um requerimento do vereador Daniel Valença (PT) que cobra a análise de todos os vetos a projetos de lei vindos do Executivo. O vereador se valeu de uma regra do Regimento Interno que estabelece que vetos não podem ficar mais de 30 dias sem análise. Ao todo, são 140 vetos do prefeito Álvaro Dias que aguardavam análise do Legislativo.
Com isso, a pauta está trancada, inclusive para análise do PLC 19/23.
Daniel é o vereador mais ligado à pré-candidata a prefeita do PT, Natália Bonavides. Inclusive, ela postou toda a manifestação contra o prefeito em suas redes sociais.
Encontro
Articulado, Álvaro Dias fez uma reunião com os vereadores que fazem parte da bancada de apoio na Câmara Municipal. O prefeito de Natal tem maioria na Casa. O líder do prefeito, Hermes Câmara (PSDB), faz as defesas e articula seus pares para as votações de interesses da gestão. Tem sido fiel. Sob sua articulação, acabou o grupo independente que era coordenado pelos colegas Klaus Araújo (PSDB) e Tércio Tinoco (União Brasil).
PP
O deputado federal João Maia gravou vídeo com o deputado Doutor Luizinho (RJ), líder do PP na Câmara. Além dele, o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), também confirmou presença nesta sexta-feira 20 para prestigiar a filiação do novo deputado. João será anunciado como presidente da sigla no Estado. O atual, ex-deputado Beto Rosado, será o vice, em acordo. O senador Rogério Marinho (PL) não foi convidado para o ato político, que acontecerá no Versailles Recepções, em Cidade Jardim. Vários prefeitos do PL vão sair da sigla e acompanhar a nova filiação ao PP.
Quintas
O articulador Naelson Borja, hoje diretor de Esporte da gestão do prefeito Álvaro Dias, ensaia uma candidatura a vereador. Ele é líder comunitário no bairro das Quintas, e pretende assinar a ficha de filiação de uma sigla na qual devem estar aliados do prefeito. Pode ser o PSB.
Passos
Fontes do Palácio Felipe Camarão viram ontem o deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, entrar na Assembleia Legislativa. Paulinho busca um arco de alianças para lhe acompanhar em 2024. Além do União Brasil, o deputado terá o PP, do presidente da Câmara Municipal, vereador Ériko Jácome, que está de saída do MDB. Paulinho vem conversando com os vereadores do PSDB. Todos o apoiam em 2022. Outras articulações estão em curso.
*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023.