18/02/2021 | 16:23
Mesmo jovem, aos 32 anos de idade, o técnico em mineração Vicente de Paula Carvalho Junior precisou lidar com duras perdas durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2): sua mãe, seu pai e dois tios. Para alertar a população sobre os impactos que uma aglomeração pode causar, Vicente gravou um vídeo em parceria com a Prefeitura de Araxá, município de Minas Gerais. Assista no vídeo acima.
De acordo com Vicente, as pessoas que estavam “nas filas dos supermercados, colocaram cerveja acima do pai, da mãe, da avó. Colocaram bebida e diversão acima da família”. A prática de aglomeração durante a pandemia foi descrita como “a destruição de famílias”.
Quatro pessoas da família de Vicente – seus pais e dois tios – morreram em decorrência do Covid-19. Nas suas palavras, seus familiares que se foram eram “seus pilares, sua base” e hoje ele vive sem a sua mãe, tida como “amiga, conselheira, suporte pessoal, espiritual e conselheira”. Vicente conta que as coisas, para ele, perderam o sentido. Se está acordado, lembra dos parentes. Se dorme, sonha com eles. Ninguém o liga mais e, dentro de si, só sobrou o vazio.
O município de Araxá conta com mais de 107 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE. Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 5.187 casos positivos de Covid-19. No total, houve 57 óbitos na cidade. E Vicente alerta: “Não devia ter ido naquela festinha no rancho, mas aí é tarde. É complicado. Fiquei sem rumo, as coisas perderam o sentido.”
O número de leitos na cidade esteve muito próximo de 100% nos últimos dias, mas caiu para 75% segundo último boletim epidemiológico. Leitos de enfermaria também tiveram descréscimo na sua taxa de ocupação e foram de 63% para 45%. Nas últimas 24 horas, a cidade registrou 71 novos casos e duas mortes por Covid-19.