BUSCAR
BUSCAR
Justiça

CNJ abre processo contra desembargador aposentado que acusou Moraes de crimes

Sebastião Coelho da Silva disse que o ministro do STF fez “declaração de guerra ao país”
Redação
11/06/2024 | 21:58

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira 11, por unanimidade, abrir um processo administrativo disciplinar contra o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DFT) Sebastião Coelho da Silva.

O procedimento vai apurar possíveis infrações cometidas em declarações feitas pelo ex-magistrado, que hoje atua como advogado.

Desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho da Silva (primeiro plano) e o ministro Alexandre de Moraes / Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho da Silva (primeiro plano) e o ministro Alexandre de Moraes / Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Estão na mira falas em que Coelho faz acusações contra o ministro Alexandre de Moras, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em sessão do TJ-DFT em que ele anunciou sua renúncia ao cargo e aposentadoria voluntária, em agosto de 2022.

Também serão alvos da apuração um discurso feito pelo magistrado aposentado em um palanque na manifestação golpista em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e uma fala durante audiência pública no Senado.

Para o corregedor-nacional de Justiça Luis Felipe Salomão, relator do caso, houve intuito do magistrado explorar a exposição que teria para “fins provavelmente eleitorais”.

“Os atos censuráveis sugeriam efetiva preparação para o ingresso na vida política, mediante a prática de condutas infracionais como meio de autopromoção, em confronto evidente aos deveres da magistratura e à imagem do Poder Judiciário”.

O corregedor também entendeu que houve um “conjunto de fatos” que se iniciou quando Coelho ainda era desembargador, o que justificaria a competência do CNJ analisar o caso.

No dia em que anunciou sua renúncia do cargo de desembargador, em agosto de 2022, Coelho afirmou que o ministro Alexandre de Moraes havia feito “uma declaração de guerra ao país”.

“O seu discurso é um discurso que inflama, é um discurso que não agrega, e eu não quero participar disso, senhor presidente”, disse, à época, sobre o ministro do Supremo.

Com informações da CNN Brasil

Paulinho ‘mergulha’ após tomar posse e começa a gestão sem marca própria
Com medidas protocolares, novo prefeito de Natal ainda não apresentou sequer planejamento para áreas críticas
24/01/2025 às 05:42
‘Estou pronto para contribuir’, diz Jean sobre ser candidato pelo PT
Ex-senador criticou modelo político que favorece personalidades em detrimento de equipes, e citou como exemplo o fato de que muitos eleitores transitam entre posições ideologicamente opostas
24/01/2025 às 05:06
Vereadora critica Allyson por negligenciar programas habitacionais e evitar associação com governo Lula
Plúvia Oliveira (PT) aponta negligência em programas federais e aumento da população em situação de rua em Mossoró
23/01/2025 às 05:34
“Mossoró aprova trabalho feito por Allyson”, diz líder da oposição
Vereador Dr. Cubano faz balanço positivo sobre a gestão do prefeito Allyson Bezerra
23/01/2025 às 05:27
‘Ambições pessoais têm de ficar abaixo do interesse do Estado’, diz Agripino sobre oposição para 2026
Líder do União Brasil no Estado defende que o candidato a governador da oposião grupo seja definido através de uma pesquisa de intenção de votos
23/01/2025 às 05:12
Rogério exalta Álvaro e Styvenson e faz “apelo” por união da oposição
“Fiquemos juntos”, diz senador bolsonarista em ato que teve a presença de Álvaro, Paulinho e outras lideranças
23/01/2025 às 05:04
Polícia realiza nova fase da Operação Liberdade em Tibau do Sul
Ação conjunta prende três suspeitos e reforça combate ao tráfico de drogas na região.
22/01/2025 às 20:33
Prefeitura de Mossoró envia à Câmara projeto de modernização administrativa
Projeto de lei traz o desmembramento de uma secretaria, criando a Semsur e a Semurb
22/01/2025 às 09:45
Allyson convoca Câmara para votar reforma administrativa em Mossoró
Prefeito propõe unificação das secretarias de Finanças e de Planejamento, além de criar quatro novas pastas que devem trazer mais agilidade e eficiência à gestão
22/01/2025 às 05:35
“Amigos de Lula preocupam mais do que Trump”, analisa advogado
Especislista em Direito Internacional chama atenção para o posicionamento protecionista de Trump, mas diz que, para o Brasil, aliados do presidente Lula podem representar um problema
22/01/2025 às 05:22