BUSCAR
BUSCAR
Justiça

CNJ abre processo contra desembargador aposentado que acusou Moraes de crimes

Sebastião Coelho da Silva disse que o ministro do STF fez “declaração de guerra ao país”
Redação
11/06/2024 | 21:58

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira 11, por unanimidade, abrir um processo administrativo disciplinar contra o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DFT) Sebastião Coelho da Silva.

O procedimento vai apurar possíveis infrações cometidas em declarações feitas pelo ex-magistrado, que hoje atua como advogado.

Desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho da Silva (primeiro plano) e o ministro Alexandre de Moraes / Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho da Silva (primeiro plano) e o ministro Alexandre de Moraes / Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Estão na mira falas em que Coelho faz acusações contra o ministro Alexandre de Moras, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em sessão do TJ-DFT em que ele anunciou sua renúncia ao cargo e aposentadoria voluntária, em agosto de 2022.

Também serão alvos da apuração um discurso feito pelo magistrado aposentado em um palanque na manifestação golpista em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e uma fala durante audiência pública no Senado.

Para o corregedor-nacional de Justiça Luis Felipe Salomão, relator do caso, houve intuito do magistrado explorar a exposição que teria para “fins provavelmente eleitorais”.

“Os atos censuráveis sugeriam efetiva preparação para o ingresso na vida política, mediante a prática de condutas infracionais como meio de autopromoção, em confronto evidente aos deveres da magistratura e à imagem do Poder Judiciário”.

O corregedor também entendeu que houve um “conjunto de fatos” que se iniciou quando Coelho ainda era desembargador, o que justificaria a competência do CNJ analisar o caso.

No dia em que anunciou sua renúncia do cargo de desembargador, em agosto de 2022, Coelho afirmou que o ministro Alexandre de Moraes havia feito “uma declaração de guerra ao país”.

“O seu discurso é um discurso que inflama, é um discurso que não agrega, e eu não quero participar disso, senhor presidente”, disse, à época, sobre o ministro do Supremo.

Com informações da CNN Brasil

STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51
Aprovação de Lula sobe quatro pontos e vai a 54%, no maior nível do ano, diz pesquisa
Em maio, no último levantamento, o índice de aprovação era 50%
11/07/2024 às 08:20
União Brasil lança em Natal guia para ajudar candidatos a elaborarem plano de governo
Partido reúne filiados para evento em hotel da cidade nesta quinta
11/07/2024 às 08:14