BUSCAR
BUSCAR
Inauguração
Clínica referência em cuidados para crianças com Espectro Autista abre nova unidade
Casarão do Tirol foi adaptado para acomodar a segunda unidade da Cliap, que conta com ampla área externa e 30 ambientes terapêuticos
Redação
13/10/2020 | 17:08

Com foco no atendimento terapêutico de crianças com sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outros transtornos de desenvolvimento, a Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (Cliap) abre sua nova unidade em Natal. Para marcar a inauguração do novo espaço, a partir desta quarta-feira 14 até sexta-feira 16, será realizada uma programação especial para recepcionar os pacientes e suas famílias.

As crianças serão recebidas com balões, pinturas, pipoca, algodão doce e atividades de recreação, sempre respeitando suas limitações e particularidades para os diversos tipos de interação. Para os pais e familiares, a programação envolve palestras curtas em um momento especial de acolhimento.

Localizada no antigo Casarão do Tirol (na esquina da Avenida Campos Sales com a Rua Maxaranguape), a nova estrutura será destinada exclusivamente ao público infantil e adolescente, e conta com amplo espaço adaptado para acomodar os atendimentos especializados em Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis).

“Sempre foi um desejo que o principal objetivo da Cliap fosse contribuir de forma determinante para o desenvolvimento da criança autista, de modo que tenha autonomia para as atividades sociais e cotidianas, como beber água, sinalizar quando está com fome ou ir ao banheiro sozinha. E a proposta da nova estrutura é fazer com que essa criança tenha incentivos terapêuticos em um ambiente semelhante ao que ela vivencia em casa”, aponta Mauricélia Lopes, fisioterapeuta e proprietária da Cliap.

O novo espaço conta com ampla área externa e 30 ambientes terapêuticos, além de salas de atendimento, berçário, auditório, banheiros adaptados, cozinha funcional e refeitório no térreo. No pavimento superior ficam localizadas as salas de integração sensorial, espaços para terapia Padovan, Pediasuit, cantinho de leitura, sala da robótica, sala do sono e um espaço com estrutura de rapel e tirolesa.

“Teremos equipamentos especializados dentro das salas, mas também um espaço com área aberta natural, para que a criança possa sentir a areia, a pedra, a grama, a madeira, e vá identificando isso no dia a dia. Tudo é pensado para que a partir da experiência vivida aqui, elas possam levar para o mundo”, acrescenta Juliana Santos, psicóloga especializada em psicoterapia infanto-juvenil e coordenadora da ABA na Cliap.

No ambiente ao ar livre da clínica, as crianças terão oportunidade de vivenciar experiências sensoriais na piscina adaptada para pessoas com paralisia cerebral ou cadeirantes. Também foi projetado um espaço com playground, horta e campinho de futebol. Há também planos para uma mini fazendinha com animais domésticos.

Para a psicóloga, a nova estrutura é considerada ideal para trabalhar a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma intervenção comportamental com evidências científicas para o desenvolvimento de comportamentos socialmente relevantes para crianças com sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O diferencial do ABA é ser uma terapia aplicada além do consultório fechado. Nós trabalhamos o máximo possível próximo ao ambiente natural: em casa, na escola, na praia, no supermercado”, explica. “Se a criança não aprende comunicação verbal sentada à mesa, mas aprende no chão ou dentro da piscina, a gente vai trabalhar com ela no chão ou dentro da piscina. Não tem jeito bonito de ensinar, tem o jeito que a criança aprende”, afirma.

Atualmente, a Cliap atende 150 crianças com transtorno do espectro autista dentre outros comprometimentos, incluindo Síndrome de Down e Síndrome de Rett, com uma média de 1.800 atendimentos ao mês. A expectativa é de que os atendimentos tripliquem nesse novo espaço. Outro diferencial do atendimento nessa unidade será a implantação do serviço de libras.

Diagnóstico precoce e multidisciplinaridade

A Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (Cliap) trabalha no tratamento de crianças com transtornos de desenvolvimento a partir de uma intervenção precoce e multidisciplinar. “Quando a criança chega, passa por uma avaliação multidisciplinar para identificar quais as terapias de que necessita e, a partir disso, é criado um plano de tratamento que envolva as especialidades para a intervenção”, relata Juliana.

“Atendemos crianças a partir de um ano e seis meses e, quanto mais cedo melhor, para iniciar o tratamento com foco em suas limitações mais graves, para que, paulatinamente, a criança consiga ser inserida na sociedade e tenha uma melhor qualidade de vida”, destaca a psicóloga.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected].com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.