O Cineclube Areal promove nesta quinta-feira 15, sua terceira sessão gratuita de cinema experimental na sede da produtora Nobir, em Parnamirim. Com início às 19h, a programação reúne cinco curtas-metragens dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas dissidentes de gênero do Brasil e América Latina, todos inéditos no Rio Grande do Norte.
A curadoria, assinada pelas cineastas Ádila Santos, Diana Coelho e Rosy Nascimento, selecionou obras que exploram narrativas abstratas e corpos marginalizados. “Esta sessão propõe um exercício sinestésico de capturar fluxos de pensamento e resistência”, explica o coordenador da curadoria.

Entre os filmes estão produções potiguares como Aquela Criança com AID$ (Hiura Fernandes) e Divagar (Lupa Silva), além do colombiano La Perra (Carla Melo Gampert).
Com recursos de acessibilidade (legendas e intérprete de Libras) e espaço kids, o projeto – que tem patrocínio da Lei Paulo Gustavo – já realizou duas sessões e prepara mais três até o fim de maio. “Estamos criando um público crítico para cinema que desafia formatos hegemônicos”, afirma a organização.
Interessados devem garantir ingressos via formulário no perfil @cineclubeareal, com vagas limitadas. A iniciativa é uma das poucas no RN a dedicar toda sua programação a diretoras do Sul Global.
O Cineclube Areal conta com o patrocínio da Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte (Secult), por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço:
Cineclube Areal
Data: Quinta-feira, 16 de maio, às 19h
Local: Sede da produtora audiovisual Nobir- Av. Ten. Cordeiro, 436 – Centro, Parnamirim
Para acompanhar a programação: Siga o perfil no Instagram @cineclubeareal