BUSCAR
BUSCAR
Cultura

Casa da Ribeira: 23 anos de história, cultura e resistência 

Local se destaca como um espaço independente de educação e cultura com o objetivo de manter o legado cultural da cidade
Belita Lira e Larissa Silva
10/12/2024 | 11:27

A Ribeira, um dos bairros mais antigos de Natal, respira história e cultura em cada rua, casarão e esquina. Situada à margem do Rio Potengi, o bairro luta contra o abandono, mas ainda guarda um rico patrimônio cultural e histórico. Um dos pilares dessa resistência é a Casa da Ribeira, inaugurada em 6 de março de 2001, que se destaca como um espaço independente de educação e cultura, comprometido em preservar e renovar o legado cultural da cidade.

A Casa da Ribeira ocupa o casarão n.º 52 da Rua Frei Miguelinho, construída há mais de 100 anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O espaço foi transformado num verdadeiro hub cultural, com um teatro de 164 lugares – que já recebeu mais de 2.700 espetáculos- uma sala multiuso, um café literário com mais de 1.500 títulos e um laboratório de comunicação. Desde a sua fundação, a Casa da Ribeira não apenas apresenta espetáculos, exposições e mostras, mas também promove a educação artística e a formação de jovens talentos locais.

Casa da Ribeira (64)
Sala principal da Casa da Ribeira para apresentações culturais. Foto: José Aldenir/Agora RN

Alessandra Augusta, atriz, produtora e presidenta da Casa da Ribeira, destacou a importância do local para a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte: “Nosso principal objetivo é manter a Ribeira Viva. Hoje somos um dos únicos espaços culturais tombados pelo IPHAN na Ribeira que têm atividade diária, semanal, mensal e anual. Pensamos na democratização do acesso à cultura e no desenvolvimento humano por meio da arte. Muitos educandos que passaram por aqui hoje atuam em diferentes áreas artísticas, como teatro, moda e produção cultural.”, disse.

Desde a sua fundação, a Casa da Ribeira tem sido uma incubadora de talentos. Um exemplo disso é o projeto “ArteAção”, responsável por formar diversas pessoas que hoje atuam nas artes, seja como atores, bailarinos, cenógrafos ou designers gráficos. Alessandra relembra com entusiasmo: “Diversos educandos do Arte e Ação estão hoje engajados no campo das artes e fazem parte de nossa trajetória de formação artística e cultural”.

Para Alessandra, o impacto da Casa vai além da formação artística. Ela aponta uma contribuição significativa da instituição para o fortalecimento da economia criativa local. “Desde o primeiro ano, promovemos a economia criativa com editais e chamadas públicas, permitindo que artistas se apresentem e desenvolvam seus projetos. O projeto ‘Cena Aberta’, por exemplo, já permitiu que mais de 30 grupos passassem pelo palco da Casa”, explica.

Alessandra Augusta Pres. Casa da Ribeira (26)
Alessandra Augusta, presidenta da Casa da Ribeira. Foto: José Aldenir/Agora RN.

Entretanto, o caminho da Casa da Ribeira não tem sido livre de desafios. “Gerir um espaço tombado, com três andares e no bairro da Ribeira, que não está inserido no Centro Histórico, é um grande desafio. A Ribeira é um lugar estigmatizado, visto como perigoso e abandonado pela gestão pública. Mesmo assim, a Casa da Ribeira continua viva, promovendo atividades culturais de alta qualidade e recebendo artistas de todo o Brasil e do mundo”, ressalta Alessandra.

A história da Casa da Ribeira remonta a 1998, quando o Grupo Cláudio Shakespeare, com a visão de Gustavo Vanderlei e Ariane, encontrou o casarão abandonado e o transformou em um espaço cultural. “A ideia de trazer esse centro cultural para a Ribeira surgiu de uma necessidade de ter um espaço para ensaios e apresentações. Com o apoio da iniciativa privada, conseguimos transformar esse sonho em realidade, com a ajuda de empresas como Petrobras, Cosern e Telemar”, explica Alessandra.

Nestes 23 anos de história, a Casa da Ribeira não apenas preservou um importante património histórico, mas também se firmou como um símbolo de resistência e criatividade. Para Alessandra, o segredo do sucesso é a união entre a arte, a educação e o compromisso com a comunidade. “Aqui, as pessoas têm um lugar de pertencimento, de afeto, de respeito. Isso é o que nos move e nos mantém vivos”, conclui.

‘Casa Negra + Diversidade’

A ‘Casa Negra + Diversidade’ – recorte temático do Festival Internacional Casa da Ribeira,  Artes da Cena e do Ser (FICA) 2024, será a temática da Casa pelos próximos 4 anos. Focando em pessoas autodeclaradas negras e pardas, práticas decoloniais, estudos etnoraciais, práticas antirracistas e na comunidade LGBTQIAPN+, a Casa busca reforçar o que ela já vem fazendo há 19 anos – quando surgiu o projeto ‘Ruas da Memória’ (2005 – 2009). 

A presidenta da Casa lembra a importância de trabalhar com grupos marginalizados e garantir a democratização através de projetos, como por exemplo, a Escola de Criação. “Esse recorte e trabalhar com grupos periféricos, com as escolas, nos dá um retorno que quase metade dos educandos e das educandas das salas de aula do ensino público de Natal são pessoas negras e pardas. Então quando a gente escolhe trabalhar com esse grupo efetivo em diversos projetos a mais de 10 anos, nós entendemos a perspectiva da Casa da Ribeira”, afirma Alessandra. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em vídeo, Álvaro e Mesquita celebram conclusão da engorda de Ponta Negra: “Missão cumprida”
Obra amplia faixa de areia e promete benefícios sociais e econômicos para Natal
26/01/2025 às 10:51
PM apreende suspeito com drogas em Ponta Negra
Indivíduo foi abordado em patrulhamento e portava 10 papelotes de substância ilícita
26/01/2025 às 10:08
PM intercepta arrombamento de loja de eletrodomésticos na Zona Norte de Natal
A ocorrência foi registrada nesta sexta-feira 24, por volta das 23h30
25/01/2025 às 17:44
Prefeitura de Natal confirma conclusão da engorda de Ponta Negra
A obra resultou na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca
25/01/2025 às 13:29
Quatro bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso na próxima terça 28
Santos Reis, Rocas, Areia Preta e parte de Petrópolis serão afetados pela interrupção temporária.
25/01/2025 às 10:19
Prefeitura vai pagar até R$ 250 por aluno na rede privada caso falte vaga em CMEIs
Período de matrículas será aberto na próxima segunda-feira, pela internet
25/01/2025 às 05:29
Arquidiocese mobiliza governo e sociedade para pacto educativo
Pacto educativo busca engajar o governo estadual, prefeituras, universidades como a UFRN, UERN e IFRN, além de faculdades particulares, igrejas e a sociedade em geral
25/01/2025 às 05:01
Paulinho Freire recebe comitiva da França e reforça parceria cultural e histórica com Toulouse
Prefeito recebe comitiva francesa para discutir projetos e resgate da história da Aeropostale
24/01/2025 às 17:55
Secretaria de Educação de Natal divulga calendário de matrícula para estudantes
Matrículas estarão abertas a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, dia 27
24/01/2025 às 17:22