BUSCAR
BUSCAR
Canal do Baldo

Caern conclui serviço na rede de esgoto do Barro Vermelho

Sistema já está funcionando normalmente, fluindo bem e sem vazamentos
Redação
14/02/2025 | 13:51

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu nesta quinta-feira 13 o conserto do coletor tronco de esgotos localizado na área do Corpo de Bombeiros, no Barro Vermelho. O sistema já está funcionando normalmente, fluindo bem e sem vazamentos, segundo a companhia.

Equipes da companhia trabalharam durante toda a madrugada, a fim de fazer a interligação final do trecho reparado. Foram utilizados equipamentos de grande porte, em uma tarefa de grande complexidade, dada a profundidade da rede, com tubulação a sete metros.

WhatsApp Image 2025 02 14 at 13.39.29
Caern conclui serviço na rede de esgoto do Barro Vermelho - Foto: Caern

Segundo o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, que esteve no local, o problema se deu em virtude de colapso estrutural de um coletor tronco de esgoto, de 600 milímetros de diâmetro, que começou a extravasar para o canal do baldo.

Leia também: Rompimento de tubulação em área militar causa vazamento no Canal do Baldo, em Natal

De acordo com a supervisão de água e solo, a Companhia foi autuada nesta segunda-feira 10 com multa diária no valor de R$ 22 mil reais, até que o problema resolvido, passando a contar a partir do dia 4/02/2025 em diante, considerando o prazo contratual que a empresa dispõe para resolver o problema, ou seja, três dias, a partir da ciência do problema. Em decorrência da chegada de esgoto ao sistema de drenagem do município de Natal, a fiscalização da Semurb emitiu o auto de infração baseado no plano diretor de drenagem da capital potiguar.

Segundo o supervisor, como o canal do baldo desagua diretamente no Rio Potengi, com a chegada do esgoto “in natura”, temos um quadro grave de poluição ambiental, pois o volume de esgoto extravasado é de aproximadamente 5.000 metros cúbicos/dia.

“Com isso, há significativa alteração nos padrões físico-químicos e biológicos da água, em decorrência da chegada de matéria orgânica e patógenos existentes no esgoto bruto. Tal ocorrência afeta diretamente toda a população ribeirinha e os pescadores que dependem da pesca no rio Potengi”, disse Almeida

Além da autuação com multa, a Semurb também determinou que assim que for concluída a recuperação do coletor tronco, a empresa promova a limpeza e desinfecção de todo o canal do baldo até o Rio Potengi.

NOTÍCIAS RELACIONADAS